Faltam negros no Plano de Rafael

Faltam negros no Plano de Rafael

Faz uma semana que uma declaração de Sílvio Mendes sobre o Quilombo do Mimbó fez daquela comunidade um cavalo de batalha do candidato Rafael Fonteles. Ontem, no debate da TV Antena 10, aproveitando a onda, o candidato do PT desafiou o oponente a apresentar uma proposta que fosse para reduzir a desigualdade em que vivem os piauienses negros, pardos e das comunidades tradicionais. Sílvio Mendes respondeu genericamente, informando que foi prefeito de Teresina e que tendo trabalhado para todos, atendeu à maioria dos residentes na cidade que são homens e mulheres pardos e pretos, em razão de 80% dos moradores. Como o candidato do PT aproveitou-se de uma fala infeliz do adversário e abraçou a causa dos quilombolas, resolveram os colunistas substitutos olhar o plano de governo do candidato do PT. Descobrimos que também o petista é genérico quanto a propostas para reduzir a desigualdade social e econômica que recai sobre os piauienses pardos e pretos. Aliás, não se encontra no plano nenhuma vez expressões como negro ou negra, preto ou preta, pardo ou parda. Os termos quilombo e quilombola aparecem quatro vezes dentro da informação de políticas públicas já existentes de regularização fundiária, garantias de direitos, assistência técnica e extensão rural. A expressão afro aparece uma única vez para justificar a vaga promessa de implementar uma lei federal de 2003 (primeiro ano do primeiro mandato de Wellington Dias no governo do Piauí). A promessa é fazer com que se efetive a lei que determina o ensino de cultura e história afro-brasileira nas escolas estaduais, ou seja, o candidato do PT promete fazer uma coisa que um governador de quatro mandatos eleito pelo PT não fez. Diante disso, a única coisa que resta dizer é que Rafael Fonteles segue um script feito pelos seus marqueteiros. Em seu plano, nada sobre ações que reduzam o racismo estrutural. Na propaganda, dedo em riste cobrando do adversário o que ele mesmo não oferece em seu plano de governo.

Hilo de Almeida deverá ser indicado no dia 3 de outubro como novo presidente do Tribunal de Justiça do Estado (Foto:Amapi)

Memória

Marcelo Castro, que agora deu para ser analista estatístico, talvez não se lembre, mas em 2018, quando ele foi eleito senador, até à véspera da eleição não era dado como um dos dois nomes que representariam o Piauí no Senado.
Wilson Martins era o nome que aparecia mais bem colocado nas pesquisas, atrás de Ciro Nogueira e à frente de Castro. No final, foi ele, o senador do MDB, quem se elegeu.

Olha, olha

Numa eleição extremamente polarizada, quem mais perde não são os candidatos, mas aqueles que espancam os dados.
Mesmo com a disposição de agredir os dados, no final há risco de o agressor estatístico ser batido pela realidade.

Agressão

Sílvio Mendes divulgou em suas redes que o candidato Gustavo Henrique, candidato a governador pelo Patriota, o agrediu no intervalo de um debate promovido pela TV Antena 10.
Xingando o candidato, Gustavo por pouco não parte para uma agressão física.

Indecisos 1

Segundo sondagem do Instituto Paraná, em pesquisa espontânea, o candidato Silvio Mendes, do União Brasil, tem 27,5% das intenções de voto contra 19,9% de Rafael Fonteles, do PT.
Mas o que chama atenção é haver 44,4% de indecisos.

Indecisos 2

O grande número de indecisos dá-se também na sondagem espontânea para o Senado, na qual o ex-governador Wellington Dias (PT) lidera com 21,8% contra 19,7% de Joel Rodrigues, do PP.
Os indecisos somam 48,1%.

Dúvidas

Meio mundo de gente coloca o Instituto Paraná sob suspeição, mas é preciso olhar com atenção para o registro de um percentual de eleitores indecisos nas pesquisas espontâneas. Seguem altos os índices a menos de uma semana da eleição.
Em situações assim, quem é governo deve pôr as barbas de molho.

O rejeitado

Sobre a eleição para senador, a despeito da vantagem que exibe nas pesquisas, o ex-governador Wellington Dias precisa se preocupar com um monstro que nunca andou em seus calcanhares: a rejeição.
O Paraná apurou que 42,5% dos eleitores disseram que não votariam nele de jeito nenhum.

Superlativo

Segundo informa o Portal do Senado, 28.274 candidatos concorrem às eleições gerais deste ano. No próximo dia 2 de outubro, um eleitorado de 156.454.011 brasileiros está apto a eleger o presidente da República, 27 governadores, 27 senadores, 513 deputados federais, 1.035 deputados estaduais e 24 deputados distritais.

Vagas

Lei estadual sancionada ontem garante que pessoa diagnosticada com surdez unilateral poderá concorrer às vagas de cargos da administração pública e de empresas que são legalmente incumbidas a preencher por pessoas com deficiência.

Presidente eleito

Sem outra candidatura inscrita, Hilo de Almeida deverá ser indicado no dia 3 de outubro, segunda-feira que vem, como novo presidente do Tribunal de Justiça do Estado.
O desembargador Manoel de Sousa Dourado deve ser o vice-presidente, mas para a Corregedoria haverá disputa entre os desembargadores Haroldo Rehem e Olímpio Galvão.

Ping-pong 

O fichário

Em seu escritório JVC passa a ter conversa demorada com cada um dos candidatos a deputado estadual. Impaciente, na sala de espera, o deputado estadual Fernando Monteiro ver o também deputado Hélio Isaias saindo da sala do senador.
Fernando: “Que diabos vocês conversaram tanto?”
Hélio: “Só coisa boa, vitória, vitória, vitória...”
Fernando: “E por que não me chamaram?”
Hélio: “É porque a chamada é por ordem alfabética. Você é F...”
Fernando: “Mas você é H...”
Hélio: “Sou, mas no fichário eu tô na letra D de diabinho”.
 
Originalmente publicado em 15 de junho de 2010.

Expressas

Um empresário identificado como Rafael Soares, 25 anos, morreu depois de ser baleado no abdômen em frente a sua residência, no bairro Lourival Parente.

O Grupo Especial de Fiscalização Móvel resgatou 57 trabalhadores em situação análoga a de escravidão em pedreiras no Piauí.

O prolongamento da Avenida São Sebastião até a Lagoa do Portinho foi concluído no município de Parnaíba. O projeto é uma parceria de Ciro Nogueira, e do candidato a deputado federal Elmano Férrer .

*Esta coluna é de responsabilidade dos colaboradores do Portal AZ

Comente

Pequisar