The most traditional of institutions

Por Josenildo Melo

O papa Francisco, cada vez mais fraco aos 87 anos de idade, faz uma viagem por suas memórias e fala de suas esperanças para o futuro da Igreja Católica em um novo livro que reflete sobre sua vida e sua interseção com eventos históricos. “Vida: A minha história através da História”, um livro de memórias escrito com o jornalista italiano Fabio Marchese Ragona e publicado pela Harper Collins. O líder da mais tradicional das instituições versa sua preocupação em oxigenar a Igreja de Cristo Jesus; Deus. Negócio por lá é muito sério e ainda hoje muitos vivem em verdadeira bolha de cristal.

De acordo com Philip Pullella da Reuters Embora ofereça poucas novidades, o livro de 230 páginas é uma leitura descontraída e em estilo de conversa, começando com sua infância em Buenos Aires até os dias de hoje. Ele é pontuado por eventos como a Segunda Guerra Mundial, o Holocausto, a Guerra Fria, o pouso do homem na Lua em 1969, a queda do Muro de Berlim em 1989, os ataques de 11 de setembro de 2001 e a renúncia do papa Bento 16 em 2013. Francisco, cuja saúde recentemente tem mostrado sinais de fragilidade com sucessivas crises de bronquite, uma série de internações hospitalares e dificuldade para caminhar, repete que não tem intenção de renunciar como seu antecessor, a menos que “surja um sério impedimento físico” afirma agência!

Tanta coisa pra escrever, escrever logo sobre o Papa? Ninguém liga pro que ele fala? O mundo mudou e eles (esses religiosos) pararam no tempo? Isso é o que o mundo prega cotidianamente e você já está caindo nesta nobre leitor. O Papa é o próprio Cristo na terra. É o seu representante. E como líder da Igreja de Cristo Eles (os papas) não necessariamente devem corresponder aos anseios mundanos. Seguem determinações divinas. Mas não é sempre isso que aniquila a Igreja Católica e a sua não capacidade de se regenerar? Assuntos de decisões competem a quem tem autoridade pra falar sobre isso. Estamos aqui apenas dando ênfase ao lançamento de mais um livro do amigo Jesuíta Papa Francisco. Você ainda sabe o que significa a Igreja Católica Apostólica Romana? Além de ser a mais tradicional das instituições Ela (Igreja) atua-nos mais diversos setores da sociedade internacional e não somente como muitos pensam: mero aspecto religioso. A Igreja Católica Apostólica Romana é uma das maiores instituições!

Fazendo apologia ao Papa e à Igreja Católica? Apenas enfatizando que antes de criticar por criticar devemos conhecer as instituições. De acordo com a equipe da Enciclopédia Significados A Igreja Católica, chamada Igreja Católica Apostólica Romana, é uma igreja que prega os ensinamentos de Jesus Cristo. Segundo sua doutrina foi fundada por Jesus e tem o apóstolo Pedro como primeiro papa, pois foi através dele que começou a ser edificada (Mateus 16:18). É una, santa, católica (universal) e apostólica. Também se caracteriza pela indefectibilidade (subsistirá até o fim do mundo) e a infalibilidade. A Igreja Católica se considera a única Igreja de Cristo e por isso se chama católica. É constituída por igrejas particulares ou dioceses, sendo cada uma destas, confiada a um bispo em comunhão com o sucessor de Pedro (o Papa). Encontra-se em comunhão com a Igreja católica os batizados que estão unidos com Cristo no Seu corpo visível, pelos vínculos da fé, dos sacramentos e da disciplina eclesiástica. Para a Igreja Católica, o Papa, Bispo de Roma, que reside no Vaticano, é o representante visível de Cristo na Terra e a cabeça visível da Igreja. Como sucessor do chefe dos apóstolos (Pedro), o Papa é o legítimo detentor da suprema autoridade hierárquica da Igreja. A Igreja Católica é considerada por seus fiéis o sinal visível da união de Deus com os homens. É um organismo visível, instituído como sociedade governada pelo sucessor de Pedro e pelos bispos em união com ele. Os bispos têm uma tríplice missão ou múnus: sacerdotal, profética (de magistério) e pastoral. A Igreja Católica, devido aos ritos litúrgicos e à disciplina eclesiástica, é dividida em Igreja latina e Igreja oriental.

O que significa tradicional para intitularem a mesma como a mais tradicional das instituições? Significa simplesmente que é tudo aquilo que pertence a uma tradição. Modos, costumes, hábitos, atitudes que praticamente não sofrem alterações durante longo período de tempo. Mesmo que exista alguma alteração a mesma nunca foge à raiz da sua origem, existência. A próxima semana já é a tradicional semana santa. Apenas a Igreja Católica Apostólica Romana faz questão de conservar autenticamente esta tradição. As outras Igrejas ao longo do período existencial a cada dia se afastam desta tradição. E qual a razão? O mundo passou a considerar o homem e não mais Jesus Cristo, Deus; o centro de suas crenças/realizações. Existe também o aspecto econômico!

Como surgiu a primeira Igreja Católica? A história da Igreja Católica Apostólica Romana tem seu início por volta do ano 30 d.C., por ocasião do ministério de Nosso Senhor Jesus Cristo, que escolheu os 12 (doze apóstolos), com os quais edificou (Mateus 16,18); dentre estes, Jesus escolheu um como principal, o "primeiro entre iguais", Simão, a quem Ele chamou Pedro, depois que este o reconheceu como o Cristo, Filho de Deus, que havia de vir para reunir o povo eleito de Deus disperso pelo mundo inteiro. O nome "Pedro" indica que Simão, filho de Jonas, é a pedra sobre a qual Jesus edificou Sua Igreja. Boa semana santa a todos. Até depois da semana santa, pois somos do tipo que gostamos de cumprir semana santa integralmente.

Muito obrigado de coração pela atenção, leitura e paciência. Até a próxima semana. A partir de dois de abril de 2024, estaremos aqui novamente com nossos Artigos! Com fé em Cristo Jesus, Deus!

Comente

Pequisar