Os 10% mais ricos do país têm 14,4 vezes a renda dos 40% mais pobres

Dados do IBGE revelam que essa é menor diferença desde de 2012

Por Carlos Sousa,

Segundo uma edição especial da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (19), a diferença entre os 10% da população brasileira com maiores rendimentos domiciliares per capita e os 40% com menores rendimentos atingiu o menor patamar já registrado no Brasil.

Foto: Marcello Casal Jr./ Agência BrasilDistribuição de renda no Brasil || IBGE
Em 2023, os 10% da população com maiores rendimentos tiveram uma renda 14,4 vezes superior à dos 40% com menores rendimentos. Isso representa uma redução significativa em comparação com anos anteriores. Os dados revelam que tanto os 10% com maiores rendimentos quanto os 40% com menores rendimentos alcançaram os valores mais altos já registrados para cada faixa de renda.

A pesquisa aponta que o 1% da população com maior rendimento teve uma renda mensal de R$ 20.664, sendo 39,2 vezes maior do que a dos 40% com menor rendimento. Em 2019, essa diferença era ainda maior, chegando a 48,9 vezes.

Entre os fatores que contribuíram para essa redução da desigualdade está a expansão dos programas sociais, como o Bolsa Família, além do aumento do mercado de trabalho e do salário mínimo acima da inflação.

A pesquisa também revela que a distribuição da massa de rendimentos no país mostra uma concentração significativa de renda nas mãos dos 10% da população com maiores rendimentos, enquanto os 10% com menores rendimentos detêm uma parcela muito pequena dessa massa.

Foto: IBGE/PNADRendimentos
O Índice de Gini, que mede a concentração de renda, atingiu seu menor patamar em 2023, refletindo uma maior igualdade na distribuição de renda, impulsionada pelos efeitos dos programas sociais.

Esses dados apontam para uma tendência positiva na redução da desigualdade de renda no Brasil, destacando a importância de políticas públicas voltadas para a inclusão social e o combate à pobreza.

Fonte: Agência Brasil

Comente

Pequisar