Alepi pede ao IBGE mudança em novo mapa que reconhece área em litígio como do CE

A solicitação de correção foi motivada pela necessidade de representação territorial em meio a litígio judicial

Por Dominic Ferreira,

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado estadual Franzé Silva (PT), apresentou um requerimento ao presidente nacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Márcio Pochmann, solicitando a correção de mapas que erroneamente atribuem uma área de litígio territorial de cerca de 2.889 quilômetros quadrados entre os estados do Ceará e Piauí ao estado do Ceará.

Foto: Reprodução/IBGELitigio PI x CE
Litigio PI x CE

Franzé Silva ressaltou que essa área em questão não pertence nem ao Piauí nem ao Ceará, uma vez que está em disputa judicial desde 2011. O caso do litígio entre os dois estados está sendo acompanhado na Alepi pela Comissão de Estudos Territoriais (Cete) e envolve sete municípios do lado do Piauí e treze da parte do Ceará.

A solicitação de correção do mapa foi motivada pela necessidade de refletir com precisão a situação atual do território em disputa, especialmente em meio ao processo judicial em curso. Franzé Silva ressaltou a importância de representações cartográficas corretas para evitar equívocos e garantir uma interpretação precisa da realidade territorial.

Além do requerimento ao IBGE, Franzé Silva também solicitou ao deputado federal Flávio Nogueira (PT), líder da bancada piauiense, que mobilize os parlamentares para abordar essa questão em âmbito nacional.

O laudo pericial do Exército Brasileiro sobre o litígio entre o Piauí e o Ceará está em processo de elaboração e deve ser concluído em maio deste ano, conforme informou o procurador do estado, Lívio Bonfim. Esse laudo será fundamental para balizar a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o caso.

Espera-se que o IBGE responda prontamente ao requerimento da Alepi e tome as medidas necessárias para corrigir o mapa e refletir com precisão a situação atual do território em disputa entre Piauí e Ceará.

Confira as matéria relacionadas:

Fonte: Alepi

Comente

Pequisar