Informações públicas dão conta de que o socialismo é uma ideologia política e econômica que busca a igualdade social e a superação do capitalismo, defendendo a propriedade coletiva ou estatal dos meios de produção. Surgido no século XIX em resposta à desigualdade industrial, visa a distribuição justa de riquezas e o fim da divisão de classes. Focaria no bem comum, segurança social e igualdade material. Os meios de produção não são privados, sendo geridos pelo Estado ou coletivamente. Primeiras ideias focadas em reformas pacíficas e comunidades harmônicas. Desenvolvido por Marx e Engels, defende a luta de classes, a revolução proletária e a socialização dos meios de produção como transição para o comunismo. Refere-se às experiências aplicadas no século XX (ex: URSS), frequentemente caracterizadas por centralização do poder e regimes de partido único. E qual a diferença entre Socialismo e Comunismo? De acordo com a teoria marxista, o socialismo é uma etapa de transição, onde ainda existe o Estado, para alcançar o comunismo, que seria uma sociedade sem classes, sem propriedade privada e sem a existência do Estado. Não deu certo em nenhum lugar do mundo!
Essa ideologia tinha como uma das metas principais a extinção do Deus monoteísta e de quaisquer deuses que toda e qualquer cultura possuísse. Lembra que alguns partidos brasileiros começam a mudar os nomes retirando a palavra socialismo? E alguns destes partidos evoluíram. Já os que permanecem com o nome no partido seguem sucumbindo; afinal quem ainda acredita nesta ideologia? O Jornalista usa uma frase bem peculiar pra todas essas “idiotices”: pessoas com mais de dois neurônios não costumam acreditar “nestas fantasias”. O povo brasileiro gosta, tanto quanto o mundo; do sistema capitalista. E capitalismo que preze as liberdades e impulsione a economia de forma independente. Maior exemplo disso é a classe dos empreendedores. A turma que trabalha com aplicativos não quer nem falar em sindicatos; fogem disso como o diabo foge da cruz. Mas a China não se diz uma República Comunista? Modernizou-se de tal forma no quesito economia que praticamente o sistema econômico irá “engolir a ideologia” em um futuro já bem próximo. Falar em socialismo ou comunismo em pleno século XXI é bobagem. Ninguém mais dar vazão a estes segmentos. Apenas e tão somente que ficou no passado e jamais se acostumou “da boca pra fora” com os novos tempos e o mundo!!
O que seria o socialismo? Qual a razão do introito? A capa da revista Veja. Que estampa: CUBA À DERIVA – lixo nas ruas, apagões, falta de comida e de esperança – a reportagem de VEJA viu de perto o estado de falência do sistema socialista do país e o agravamento da situação econômica da ilha, que se encontra agora na mira de Donald Trump. Como costumam dizer os italianos, um deles Carlos Cauti; em outras palavras diz praticamente todos os dias no Programa Oeste Sem Filtro; que a “vendeta” chamada CUBA é algo meramente ilusório. “Se você algo realmente bom, todos os defensores da ideologia do Socialismo e do Comunismo passariam férias por lá todos os anos”. Muitos brasileiros que defendem CUBA costumam passar temporadas é em Miami, Nova York, Paris e etc. e tal. Sabe o que tudo isso reflete? A queda de popularidade de determinado brasileiro por falar tanto e defender CUBA. Será o próximo a não ter êxito eleitoral? Forças internacionais com certeza já estão com olhos voltados pra eleições no Brasil e desta vez o sistema atual, político brasileiro; não estará contra o mundo e muito menos contra o seu povo. O brasileiro nunca desejou uma cubanização do seu país; deseja e preza é por valores que sustentaram, sustentam e sempre sustentarão os pilares civilizatórios!!