Vazamento expõe dados de 11 milhões de chaves Pix no sistema do CNJ e do BC

Dados foram acessados via Sisbajud, mas senhas e saldos bancários não foram comprometidos

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) comunicou, na noite desta quarta-feira (23), o vazamento de dados cadastrais de mais de 11 milhões de chaves Pix. O incidente ocorreu entre os dias 20 e 21 de julho, por meio do Sistema de Busca de Ativos do Poder Judiciário (Sisbajud), que integra as ações do Poder Judiciário com o Banco Central (BC) para o bloqueio de bens em processos judiciais.

Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

Segundo informações do CNJ e do BC, foram expostos dados como nome do titular da chave Pix, nome do banco, número da agência e da conta bancária. Apesar do número expressivo de registros afetados — 11.003.398 ao todo —, os órgãos asseguram que informações sensíveis, como senhas, saldos ou movimentações financeiras, não foram acessadas.

As instituições afirmam que os dados vazados têm caráter meramente cadastral, o que significa que não há risco de movimentações indevidas em contas bancárias. Em razão do ocorrido, o CNJ informou que disponibilizará, em breve, um canal oficial em seu site para que os cidadãos consultem se foram impactados. A entidade alerta que não entrará em contato com os afetados por telefone, e-mail ou mensagem.

Embora a legislação não exija notificação nesse tipo de caso, o Banco Central decidiu tornar o vazamento público com base no princípio da transparência. A autarquia está conduzindo uma apuração detalhada e, em breve, publicará as informações sobre o incidente em sua página oficial dedicada a vazamentos de dados relacionados ao Pix.

Leia também