Governo vai liberar crédito e compras públicas para enfrentar tarifa dos EUA

Haddad diz que pacote incluirá MP com ajuda imediata a empresas afetadas pela medida

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta quarta-feira (6) que o governo federal vai lançar um pacote de ajuda emergencial para empresas brasileiras afetadas pela tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos. As medidas devem incluir liberação de crédito e ampliação de compras governamentais para reduzir os impactos da taxação, que atinge setores como alimentos, calçados, móveis e pesca.

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Fernando Haddad

Segundo Haddad, o texto com as ações já foi enviado ao Palácio do Planalto e deve ser transformado em uma medida provisória, o que garante validade imediata. A decisão final sobre o formato será do presidente Lula.

Além disso, o ministro informou que terá uma reunião virtual na próxima semana com o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, para discutir possíveis saídas diplomáticas. Se o diálogo avançar, pode haver um encontro presencial entre as equipes dos dois países.

Haddad também criticou a atuação do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está nos EUA pedindo sanções contra o Brasil em razão do processo no STF contra seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro. O ministro fez um apelo para que empresários e aliados do bolsonarismo atuem para interromper a ofensiva do parlamentar no exterior, que, segundo ele, atrapalha as negociações em curso.

Leia também