O Piauí sedia, nesta segunda-feira (1º), a Assembleia Geral do Consórcio Nordeste, reunindo governadores no Hotel Blue Tree, em Teresina, para eleição da nova presidência e anúncio de investimentos estratégicos. A programação inclui ainda o lançamento do Centro de Inteligência Artificial do Nordeste (CIAN), iniciativa conjunta do Consórcio, Dataprev e Huawei.
A agenda oficial começa às 14h, com a Assembleia Geral Ordinária, onde os bancos BNDES, BNB, Banco do Brasil, Caixa e Finep divulgarão os resultados do Edital da Chamada Nordeste, voltado a projetos estruturantes para o desenvolvimento regional. Em seguida, será feita a apresentação detalhada do CIAN, que atuará na formação de especialistas, na criação de modelos de IA e no fortalecimento da inovação.
Também integram a programação a apresentação de dois estudos estratégicos: “Powershoring como estratégia de desenvolvimento”, com o economista Jorge Arbache, e “Futuro digital do Nordeste”, elaborado pelo Banco Mundial. Haverá ainda assinatura de acordos de cooperação entre ENAP, Sebrae, Apex, Instituto Ethos e Norgás, além das exposições das Câmaras Temáticas do Consórcio Nordeste.
O encontro culmina com a divulgação do Relatório 2025 do Consórcio, apresentação do Plano Brasil Nordeste de Transformação Ecológica e aprovação do orçamento de 2026. A imprensa poderá acompanhar momentos da programação, com coletiva prevista para as 18h, após a eleição da nova presidência e definição das pautas deliberadas.