Brasil tem um feminicídio a cada 5h25 e casos crescem em 2026

País soma 399 mortes no 1º trimestre, alta de 7,5%; São Paulo lidera

O Brasil registrou, em média, um feminicídio a cada 5 horas e 25 minutos no primeiro trimestre de 2026, com 399 vítimas entre janeiro e março, segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Foto: Tuane Fernandes/Reuters
Protesto denuncia aumento de feminicídios e cobra políticas de proteção

O número representa um aumento de 7,5% em relação ao mesmo período de 2025 e configura o início de ano mais letal para mulheres desde o início da série histórica, em 2015. Na comparação com uma década atrás, quando foram registrados 125 casos no primeiro trimestre, o crescimento é expressivo.

Os dados são compilados pelo Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp) com base em informações enviadas pelos estados e órgãos federais. O mês de janeiro concentrou o maior número de ocorrências, com 142 vítimas, seguido por março (134) e fevereiro (123).

Entre os estados, São Paulo lidera em números absolutos, com 86 casos no período. Na sequência aparecem Minas Gerais (42), Paraná (33), Bahia (25) e Rio Grande do Sul (24). Acre e Roraima foram os únicos estados sem registros no trimestre.

Apesar dos números totais menores, o Amapá apresentou a maior alta proporcional, com crescimento de 250% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O avanço dos casos ocorre após um ano recorde: em 2025, o país registrou 1.470 feminicídios, o maior número anual já contabilizado. Especialistas apontam que a persistência da violência contra a mulher evidencia desafios estruturais no enfrentamento ao problema.

Leia também