Mesmo sem grandes datas comemorativas no calendário, o comércio piauiense projeta um mês de julho aquecido. O período de férias escolares, a reta final da Copa do Mundo de 2026 e campanhas promocionais devem estimular o consumo e ajudar lojistas a superar a sazonalidade típica da época, com expectativa de crescimento nas vendas em diversos segmentos.
De acordo com o Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (Sindilojas/PI), a previsão é de um aumento médio de 10% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo o presidente da entidade, Tertulino Passos, a combinação entre as férias e os últimos jogos da Copa tende a impulsionar a procura por roupas, artigos de decoração, utensílios temáticos, além de produtos voltados às viagens, como moda praia, protetores solares, malas, óculos e guarda-sóis.
Além do cenário favorável, empresas do varejo investem em estratégias para atrair consumidores às lojas físicas. Atendimento personalizado, condições facilitadas de pagamento e campanhas com influenciadores digitais estão entre as ações adotadas para fortalecer as vendas e enfrentar a concorrência do comércio eletrônico internacional. Nas Lojas Noroeste, por exemplo, a expectativa é de crescimento de aproximadamente 15% em julho, impulsionado principalmente pela procura por roupas leves, calçados casuais e acessórios de viagem.
Outro fator que deve contribuir para movimentar o comércio é a campanha Liquida Teresina 2026, promovida pelo CDL Teresina em parceria com o Sindilojas Piauí e outras instituições. A iniciativa oferece cupons para sorteios em compras a partir de R$ 50, com prêmios como um carro zero quilômetro, televisores e vale-compras. Para os representantes do setor, além de aquecer as vendas, a valorização do comércio local fortalece a economia, incentiva a geração de empregos e amplia a arrecadação nos municípios piauienses.