Teresina terá congresso sobre mudanças climáticas e impactos na saúde

Evento gratuito ocorre de 24 a 28 de novembro e reúne pesquisadores para discutir doenças, segurança alimentar e vigilância epidemiológica

Teresina receberá, de 24 a 28 de novembro, o II Congresso sobre Mudanças Climáticas e o Impacto para as Doenças Emergentes e Negligenciadas. O evento reunirá pesquisadores, profissionais de saúde, estudantes e gestores públicos para discutir como as alterações climáticas afetam a saúde da população e quais estratégias podem reduzir esses impactos.

Foto: Reprodução

Com inscrições gratuitas, o congresso integrará três iniciativas: o VIII Fórum Estadual de Mudanças Climáticas e Combate à Pobreza, a VI Jornada Científica do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Aplicadas a Animais de Interesse Regional da Universidade Federal do Piauí (PPGTAIR/UFPI) e debates sobre doenças determinadas socialmente e suas implicações na saúde.

A programação será realizada no Auditório do Centro de Educação Ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh-PI) e no prédio da pós-graduação do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFPI.

Clima, doenças e desigualdade social

Nos dias 24 e 25 de novembro, as atividades na Semarh abordarão a relação entre mudanças climáticas, condições ambientais e saúde coletiva. Entre os temas previstos estão sistemas de alerta precoce para surtos epidemiológicos, subnotificação de doenças em áreas vulneráveis e uso de dados climáticos para orientar ações de vigilância em saúde.

A programação também inclui discussões sobre ilhas de calor e transmissão da leishmaniose, expansão urbana desordenada, saneamento básico e iniciativas de enfrentamento ao descarte irregular de resíduos.

Outro eixo será a segurança alimentar de comunidades indígenas e populações do campo, além dos efeitos das mudanças climáticas sobre a produção animal e vegetal no Nordeste. Os participantes também discutirão comunicação de risco, desinformação em saúde, prevenção de desastres naturais e o conceito de Uma Só Saúde, que considera a conexão entre saúde humana, animal e ambiental.

Estão previstas participações de especialistas vinculados à Universidade de São Paulo (USP), ao Ministério da Saúde, por meio do programa EPISUS, e ao Centro de Inteligência em Agravos Tropicais Emergentes e Negligenciados da UFPI (CIATEN).

Jornada científica apresenta pesquisas da UFPI

A partir de 26 de novembro, a programação será transferida para o Centro de Ciências Agrárias da UFPI, com foco na produção científica e na pós-graduação.

Durante a VI Jornada Científica do PPGTAIR, mestrandos e doutorandos apresentarão projetos e resultados de pesquisas em áreas como biotecnologia, reprodução e genética, diagnóstico e terapêutica em medicina veterinária.

A programação prevê ainda palestras e avaliações com pesquisadores de instituições como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Doutorandos com experiência de formação no exterior e egressos do programa também participarão das atividades.

Inscrições gratuitas

O congresso é aberto a estudantes, pesquisadores, profissionais da saúde, gestores públicos e demais interessados nas relações entre meio ambiente e saúde pública.

As inscrições podem ser feitas gratuitamente pela internet, no portal Even3, por meio do endereço even3.com.br/iimudancasclimaticas2026-787006⁠.

O evento será realizado entre 24 e 28 de novembro de 2026, em Teresina.

Leia também