Flávio Bolsonaro e oposição faltam a ato que oficializou o fim da escala 6x1

Nenhum senador da oposição compareceu à solenidade no Congresso, apesar de a maioria ter apoiado a proposta na votação

Por Redação do Portal AZ,

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), candidato à Presidência da República, não participou nesta sexta-feira (16) da cerimônia de promulgação da emenda constitucional que extingue a escala de trabalho 6x1. Nenhum senador da oposição ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) compareceu à sessão solene, realizada no Congresso Nacional.

Foto: Lula Marques/Agência BrasilFlávio Bolsonaro
Flávio Bolsonaro

O ato reuniu Lula, o presidente do Senado e do Congresso, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB). A emenda prevê a adoção gradual da escala 5x2, com dois dias de descanso semanal e redução da jornada máxima de 44 para 40 horas.

A sessão de promulgação não exige quórum para começar, e as ausências não foram contabilizadas formalmente.

Flávio votou a favor de forma remota

Flávio Bolsonaro também não esteve presencialmente no plenário durante a votação no Senado, na quarta-feira (14). Na ocasião, cumpria agenda de campanha em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e registrou seu voto remotamente, favorável à proposta.

Outros senadores aliados de Flávio acompanharam o voto favorável, embora tenham feito críticas à medida. Três integrantes do PL não votaram: Sergio Moro (PR), Marcio Bittar (AC) e Rogério Marinho (RN), coordenador da campanha presidencial do senador.

O único voto contrário foi do senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS).

Emenda prevê transição para jornada de 40 horas

A emenda constitucional estabelece dois dias de repouso remunerado por semana, preferencialmente aos domingos, e reduz gradualmente a jornada semanal sem diminuição salarial.

A primeira etapa começa 60 dias após a promulgação, quando o limite semanal passa de 44 para 42 horas. Depois de mais 12 meses, a jornada máxima será reduzida para 40 horas.

A promulgação transforma o texto aprovado pelo Congresso em emenda à Constituição. 

Fonte: Com informações do Poder360

Comente

Pequisar