O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (10) a imposição de uma tarifa de 100% sobre produtos chineses, em mais um capítulo da escalada da guerra comercial entre Washington e Pequim. A tarifa terá vigência a partir de 1º de novembro de 2025, podendo ser antecipada dependendo de “quaisquer ações” da China.
A decisão foi motivada por sinalizações do governo chinês de restrições na exportação de elementos de terras raras, insumos estratégicos para indústrias de tecnologia e defesa. Trump classificou a postura chinesa como “extraordinariamente agressiva” e afirmou que a medida representa uma “vergonha moral no trato com outras nações”.
Em publicação na rede Truth Social, o republicano detalhou que a China planeja impor controles de exportação em larga escala sobre praticamente todos os produtos que produz, incluindo alguns que nem são fabricados no país:
“Acaba de ser divulgado que a China adotou uma posição extraordinariamente agressiva no comércio ao enviar uma carta extremamente hostil ao mundo, afirmando que, a partir de 1º de novembro de 2025, imporia controles de exportação em larga escala sobre praticamente todos os produtos que produz, e alguns que nem são fabricados por eles.”
Além das tarifas sobre produtos chineses, os EUA também planejam implementar controles de exportação sobre softwares críticos na mesma data.
O anúncio provocou o cancelamento de um encontro entre Trump e o presidente da China, Xi Jinping, que estava previsto para os bastidores da Cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC), marcada para este mês na Coreia do Sul. Trump declarou que “agora não há motivo algum” para a reunião, enquanto o governo chinês ainda não havia confirmado oficialmente o encontro.