Prazo para empresas entregarem relatório salarial; Fla vence Flu 2X0
O documento deve ser enviado pelo Portal Emprega Brasil do MTE até quinta
O prazo para empresas com mais de 100 funcionários enviarem o Relatório de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios do primeiro semestre de 2024, termina nesta quinta-feira (29). O documento deve ser preenchido e enviado pelo Portal Emprega Brasil, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
A prestação de contas faz parte da política pública de igualdade salarial, para erradicar preconceitos de gênero no trabalho. É uma das ações previstas no decreto 11.795/2023, que regulamentou a lei 14.611/2023, para a verificação da existência de diferenças salariais entre homens e mulheres que ocupam o mesmo cargo.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Todo semestre as empresas deverão confirmar os dados informados pelo eSocial sobre salários e ocupações de empregados e empregadas. Também deverão ser informados os critérios adotados nas remunerações e as iniciativas de fortalecimento da contratação e promoção de mulheres.
Após o envio dos formulários, o MTE ainda poderá solicitar informações complementares para confirmação do cadastro e fiscalização. Com as informações fornecidas, a pasta vai consolidar, a cada ano, um balanço sobre desigualdades de gênero no ambiente de trabalho em todo o país, no período de março a setembro.
O descumprimento da lei prevê multa administrativa de até 3% da folha de pagamento, que ainda pode ser somada a outras sanções, como o pagamento de indenizações por danos morais, em situações em que a mulher receba menos do que o homem na mesma condição de especialidade.
Nesse caso, será necessário também elaborar um plano de ação para sanar as irregularidades, em um prazo de 90 dias.
A política pública para erradicar o preconceito de gênero do mercado de trabalho brasileiro estabelece ainda medidas obrigatórias às empresas, como a elaboração de programas de diversidade e inclusão no ambiente laboral, a capacitação de gestores e empregados sobre equidade de gênero e fomento ao ingresso, permanência e ascensão de mulheres.
Flamengo vence o Fluminense e dá passo importante para o título da Taça Guanabara
No primeiro Fla-Flu da temporada, deu Mengão! Na tarde deste domingo (25), o Flamengo levou a melhor no clássico mais charmoso do Brasil e venceu o Fluminense por 2 a 0 no Maracanã, pela 10ª rodada do Carioca. Pedro e Everton Cebolinha balançaram as redes para o Mengão. Com o triunfo, o Rubro-Negro chegou aos 24 pontos e está muito perto de conquistar o título da Taça Guanabara.
O jogo
O clássico começou bem quente no Maraca, com as duas equipes brigando pela posse de bola. O Flamengo adiantava sua linha de marcação e pressionava a saída de bola do Fluminense, que encontrava poucos espaços para descer ao ataque.
Aos 17’, o zagueiro Thiago Santos chegou a abrir o placar para a equipe tricolor, mas após revisão no VAR, o árbitro marcou o impedimento. O primeiro lance de real perigo a favor do Rubro-Negro aconteceu aos 23’. Ayrton Lucas cruzou na medida para Léo Pereira subir de cabeça. A bola passou perto da trave.
Chegando ao ataque na base da troca de passes, o Flamengo arrumou uma boa trama aos 27’. Arrascaeta tocou para Luiz Araújo, que invadiu a área e a bola sobrou para Varela. O uruguaio tentou o chute para o gol, mas Marlon conseguiu travar no último momento. A primeira etapa terminou com o placar em branco.
No início da segunda etapa, o Mengão inaugurou o marcador para festa da Nação Rubro-Negra! Ayrton Lucas ficou com a bola pela esquerda e cruzou na área para Pedro só escorar para as redes: 1 a 0.
Após o gol, o time rubro-negro manteve a postura ofensiva. Aos 14’, De La Cruz cobrou falta pela esquerda da grande área e a bola passou perto da trave, tirando o uh! da torcida. Precisando de gols, o Fluminense foi para cima buscar o empate e passou a ameaçar mais a meta de Rossi.
O Mengão chegou ao segundo gol em uma bela jogada coletiva, de pé em pé! Arrascaeta tocou de calcanhar para Pedro, o camisa 9 também passou de calcanhar para Cebolinha. O atacante chutou forte de fora da área e Fábio espalmou para dentro do gol: 2 a 0.
Na reta final, o Mais Querido por questões de centímetros não marcou o terceiro aos 38’. Cebolinha partiu para o ataque, Fábio conseguiu cortar, mas a bola sobrou nos pés de Arrascaeta. O uruguaio arriscou de muito longe e a bola passou tirando tinta da trave. Fim de jogo no Maraca com vitória do Mengão, que fez mais um bom jogo coletivo. O time de Tite alcançou os 24 pontos na Taça Guanabara e está muito próximo de confirmar o título na última rodada.
Fonte: Agência Brasil.