Inmet emite alerta de baixa umidade; TRE-PI Reforço de segurança
Instituto emitiu alerta laranja

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja de perigo para baixa umidade para 15 estados e o Distrito Federal.
Serão afetados pelo tempo seco os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de partes de Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rondônia.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Nesses locais, a umidade relativa do ar não deve passar dos 20% e há risco de incêndios florestais e à saúde da população. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o limite ideal da umidade relativa do ar é em torno de 60%.
O Inmet orienta a população a beber mais líquido e evitar tanto atividades físicas quanto a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. Também é importante que as pessoas intensifiquem o uso de hidratante de pele e umidifiquem os ambientes.
O Inmet emitiu alerta laranja de baixa umidade, com perigo para onda de calor e risco à saúde, com casos de ressecamento da pele e desconforto nos olhos, boca e nariz. A umidade relativa do ar deve variar entre 12% e 20%.
Piauí deve receber cerca de 13,5 mil militares para reforçar a segurança nas eleições municipais

O comandante Militar do Nordeste, general do Exército Maurílio Miranda Netto Ribeiro, se reuniu na tarde desta terça-feira (03) com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), desembargador Sebastião Ribeiro Martins para tratar sobre a segurança das eleições 2024.
Segundo o general, existe uma estimativa de que o Piauí receba 13 mil e 500 militares para a segurança das eleições, a depender do que for aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
“Todo efetivo vai ser distribuído, levando em conta a realidade de cada municípios, mas principalmente com base nos locais de votação. E os 13 mil 500 militares é uma estimativa, que pode ser para mais ou para menos”, disse o general.

“Estamos aguardando se o TSE vai aprovar a quantidade de municípios que pediu o reforço federal. É importante a presença do Exército para garantir a paz, a ordem, a tranquilidade e a democracia em nosso estado do Piauí. O objetivo é assegurar a livre manifestação do eleitor no dia das eleições”, disse o presidente.
Participaram da reunião, no gabinete da presidência do TRE-PI, os generais Cristiano Pinto Sampaio, comandante da 10ª Região Militar, Alessandro da Silva, comandante do 1º Grupamento de Engenharia, os coronéis Edson Aita, Assistente do Comandante Militar do Nordeste, Sérgio Roberto Rosas Tarabossi, comandante da Guarnição Militar de Teresina, o comandante do 25º Batalhão de Caçadores e Carlos Alberto Galvão Magalhães, comandante do 2º Batalhão de Engenharia e Construção.
Do TRE, estiveram presentes na reunião o desembargador Ricardo Gentil Eulálio Dantas, vice-presidente e Corregedor do Tribunal, a juíza Maria Luiza de Moura Mello e Freitas e a diretora Geral e Coordenadora do Comitê Gestor de Políticas de Gênero do TRE-PI, Silvani Maia Resende Santana.
Fonte: Agência Brasil / TRE-PI.
Parabéns para nosso aniversariante de hoje, Xavier Rodrugues Francisco das Chagas
