INMET Alerta laranja; Dino, Orçamento de emergência para incêndios
Piauí tem dois alertas e previsão de umidade relativa do ar abaixo de 20%; confira mapa

O Piauí está sob dois alertas de baixa umidade. O mapa publicado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) mostra parte do estado coberto pelo alerta laranja de baixa umidade, e um outro alerta amarelo.
O alerta laranja teve início na manhã deste domingo (15) e segue até as 20h com previsão da umidade relativa do ar variando entre 20% e 12%. Nesse caso existem os riscos de incêndios florestais e à saúde, além do ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
O alerta amarelo de baixa umidade tem início nesta segunda-feira (16), a partir das 9h, e segue até as 23h. A previsão é a umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%, com baixo risco de incêndios florestais e à saúde.
As recomendação do Inmet são para ingestão de bastante líquido, evitar desgaste físico nas horas mais secas e evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
Dino estabelece orçamento de emergência para combate a incêndios

Até o fim do ano, o governo federal terá à disposição um orçamento de emergência climática para enfrentar os incêndios florestais que atingem cerca de 60% do país. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino autorizou a União a emitir créditos extraordinários fora dos limites fiscais para o combate às chamas.
Com a autorização de Dino, o governo poderá enviar ao Congresso Nacional medida provisória (MP) apenas com o valor do crédito a ser destinado. Embora, por definição, os créditos extraordinários estejam fora da meta de déficit primário e do limite de gastos do atual arcabouço fiscal, a decisão de Dino evita que os gastos voltem a ficar dentro das limitações, caso o Congresso não aprove a MP ou o texto perca a validade.
Na prática, a decisão cria um modelo de gastos semelhante ao adotado na pandemia de covid-19. Em 2020, o Congresso autorizou um orçamento especial para as ações contra o coronavírus, apelidado de Orçamento de Guerra.
Dino também flexibilizou a regra para a manutenção e a contratação de brigadistas temporários. Até o fim do ano, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) não precisarão esperar três meses para recontratar os brigadistas com contrato expirado. A recontratação desses profissionais, que receberam treinamento e conhecem os territórios, poderá ser feita instantaneamente até o fim do ano.

Por causa da legislação, o contrato dos brigadistas temporários dura até dois anos. Para evitar vínculo empregatício permanente, esses quadros precisam cumprir um intervalo mínimo entre dois contratos. Anteriormente de dois anos, o prazo foi reduzido para seis meses. Em julho, uma medida provisória editada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva havia diminuído o intervalo mínimo para três meses.
Polícia Federal
Na decisão, de 40 páginas, Flávio Dino também determinou o uso do Fundo para Aparelhamento e Operacionalização das Atividades-Fim da Polícia Federal (Funapol) para mobilizar recursos e permitir que o órgão trate como prioridade os inquéritos sobre queimadas e incêndios O ministro também determinou que quaisquer obstáculos às medidas sejam avisados a ele.
Eleições - Iate Clube de Teresina

Ex-diretores e sócios lançaram a Chapa Renova IateAmo, encabeçada pela candidatura a comodoro do coronel reformado da Polícia Militar do Piauí, Fernando Miranda, que tem como vice o cirurgião torácico Nildo Sangremam.
As eleições do Clube para o triênio 2025-2027 acontecem em dezembro deste ano e a Renova IateAmo já vem se articulando desde o mês de março junto a sócios e ex-diretores. O propósito, segundo integrantes da chapa, é pela busca de uma gestão inovadora.
Fonte: Agência Brasil.
