UFPI, Eleições acirradas para diretores; Ferramenta para empresarias

Comunidade acadêmica vai às urnas eleger diretores de centros em Teresina e do campus de Bom Jesus

Eleições para diretores
                                                                UFPI -  Eleições para diretores 

Os estudantes, professores e servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Piauí (UFPI) vão escolher na próxima quarta-feira (30) os próximos diretores de centro do campus de Teresina e o próximo diretor do Campus Prof.ª Cinobelina Elvas, em Bom Jesus. Serão escolhidos cinco diretores e seus respectivos vices. Dentre os centros da capital, apenas os centros de Tecnologia (CT) e de Ciências da Saúde (CCS) não escolherão seus diretores agora.

No Centro de Ciências Agrárias (CCA) e no campus de Bom Jesus, apenas um candidato está inscrito no pleito - os atuais diretores na tentativa de reeleição. Nos demais, duas chapas disputam os cargos.

A votação será online, pelo sistema 'SIGEleição'. Os diretores dos centros têm mandatos de quatro anos, compõem o conselho universitário e administram o orçamento direcionado aos centros de ensino.

Existem pesos diferentes para os segmentos das comunidade universitária: enquanto o voto dos professores tem peso de 70%, o dos estudantes e dos servidores técnicos têm 15%

Nova ferramenta promete ajudar empresárias a ampliar negócios

Nova ferramenta para empresárias mulheres
Nova ferramenta para empresárias mulheres

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e o Centro de Comércio Internacional (ITC) lançaram na última semana o She Trades Brazil Hub, um portal de recursos para empresas lideradas por mulheres brasileiras.

A plataforma une diversas iniciativas de capacitação conjuntos de ações para impulsionar o comércio, a exportação e conexões com empreendimentos internacionais, com o objetivo não só de exportar, mas atrair investimentos para as empresas lideradas por mulheres brasileiras, como explica a diretora de Negócios da Apex, Ana Repezza.

“A importância dele é que hoje temos uma série de iniciativas voltadas para o público feminino, para a mulher que está empreendendo, mas muitas vezes elas ficam separadas em diferentes sites ou portais, e estamos juntando isso tudo em um portal só, com o conhecimento de um organismo internacional super reconhecido do ponto de vista de apoio às micro, pequenas e médias empresas, o International Trade Center, e trazemos essa expertise deles na união dessas informações e dessas iniciativas em torno desse público comum”.

Repezza explica que para fazer parte do projeto, a empresa tem que ser liderada por uma mulher, em que uma mulher faz parte do corpo diretivo ou gerencial ou está à frente do processo de comércio exterior da empresa.

“Desde o ano passado, um dos focos principais de atuação da Apex Brasil, é trazer mais mulheres para dentro desse esforço exportador, porque sabemos que isso gera benefícios não só econômicos para ela, para a empresa dela, mas principalmente benefício de desenvolvimento sócio regional ali, em torno dessas empresas que estão exportando”, declara.

Fonte: UFPI / Agência Brasil.

Parabéns para o aniversariante de hoje, o fotógrafo profissional Benonias Cardoso

Pensamento do dia
Pensamento do dia

cada.

Comente

Pequisar