Aposentadoria: Plano financeiro? Itinerante, calendário das atividades
Pesquisa foi divulgada pela Serasa nesta sexta-feira

Pesquisa nacional feita pela Serasa mostra que a maioria dos brasileiros (60%) iniciam o planejamento financeiro para a aposentadoria com apenas cinco anos de antecedência. O levantamento, divulgado nesta sexta-feira (24), foi produzido pelo Instituto Opinion Box e ouviu 1.052 pessoas aposentadas ou prestes a se aposentar, em janeiro de 2025.
A pesquisa revelou também que 37% dos aposentados admitem que não se planejaram financeiramente para parar de trabalhar e 53% precisaram continuar trabalhando para complementar a renda. Dentre os que se planejaram, 70% passaram a complementar o salário com outra renda cinco anos antes de se aposentar.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Segundo o levantamento, entre os aposentados, 48% dizem sentir instabilidade financeira; 45%, ter grande receio de endividamento; e 64%, não considerar o valor da aposentadoria suficiente para manter o padrão de vida.
A pesquisa da Serasa mostra ainda que a alimentação é o maior gasto de quem já se aposentou, e os custos com a saúde estão em segundo lugar: 60% dos aposentados já precisaram buscar crédito ou empréstimo para auxiliar nessas despesas consideradas essenciais.
“É fundamental que o trabalhador prestes a se aposentar se planeje financeiramente, prevendo os possíveis ganhos e gastos que devem ocorrer ao longo dos anos, principalmente, para aqueles que desejam parar de trabalhar logo após começarem a receber o benefício”, destaca o especialista da Serasa em educação financeira, Thiago Ramos.
“Para quem já se aposentou, mas ainda possui dificuldades, o ideal é criar um controle financeiro e estabelecer um fluxo de acordo com a sua realidade”, orientou.
Justiça Itinerante divulga calendário de atividades para primeiro semestre de 2025

Com o objetivo de aproximar o Judiciário à população, a Justiça Itinerante divulga o calendário de atividades para o primeiro semestre de 2025. Serviços como divórcio consensual, retificação de Registro Civil, de nascimento, casamento e óbito, homologação de acordo de pensão alimentícia, dentre outros, estarão disponíveis gratuitamente.
Para o presidente do TJPI, desembargador Aderson Nogueira, a Justiça Itinerante é uma ferramenta essencial para a garantia da cidadania no Piauí.
De acordo com o corregedor do Foro Extrajudicial do Piauí, desembargador Hilo de Almeida, a Itinerante é uma forma do Judiciário fornecer acessibilidade à emissão de documentos civis fundamentais, de forma simplificada e humanizada.
“A Justiça Itinerante é mais um dispositivo do Judiciário que busca garantir que direitos fundamentais de cidadania cheguem à população de forma mais ágil, acessível e transparente. Este é o centro de nossa missão”, afirmou o corregedor Hilo de Almeida.
Atuando como um elo entre o cidadão e o direito ao exercício da cidadania, para o superintendente da Justiça Itinerante, Henrique Neto, a divulgação do calendário é mais uma oportunidade para que o cidadão(ã) se programe, e possa regularizar os seus documentos através da ferramenta.
”A Justiça Itinerante organizou esse calendário, visando sempre, a cada mês deste primeiro semestre de 2025, levar jornadas de atendimentos gratuitos tanto às cidades do interior do Piauí, quanto aos bairros da capital, Teresina. Esperamos que a população fique atenta às datas, e possam usufruir destes serviços”, declarou o superintendente.
Confira abaixo o calendário de jornadas:
FEVEREIRO
03 a 07 – JORNADA BAIRRO POTY VELHO
17 a 21 – JORNADA MUNICÍPIO DE UNIÃO – ZONA RURAL
MARÇO
10 a 14 – JORNADA BAIRRO SANTA TERESA
24 a 28 – JORNADA MUNICÍPIO DE CASTELO
ABRIL
07 a 11 – JORNADA BAIRRO VILA DA PAZ
22 a 25 – JORNADA MUNICÍPIO DE JOSÉ DE FREITAS
MAIO
05 a 09 – JORNADA VILA IRMÃ DULCE
19 a 23 – JORNADA MUNICÍPIO DE PIRACURUCA
JUNHO
09 a 13 – JORNADA DIRCEU
23 a 27 – JORNADA MUNICÍPIO DE SÃO RAIMUNDO NONATO QUILOMBOLAS
A Justiça Itinerante é uma ferramenta do Judiciário que disponibiliza em um só lugar, há 20 anos, serviços que visam à garantia do exercício da cidadania, gratuitamente.
Fonte: Agência Brasil / TJ-PI.
