Latam anuncia voos entre Parnaíba e Fortaleza; Cardeais estão em Roma
A nova rota é fruto do diálogo do governador com o Ministério de Portos e Aeroportos

A Latam Airlines Brasil anunciou, nesta segunda-feira (05), o lançamento da rota Parnaíba-Fortaleza. A operação está programada para iniciar em setembro deste ano, com dois voos por semana no período de baixa temporada e três na alta temporada. A novidade beneficia diretamente o setor turístico da região, facilitando o acesso ao Delta do Parnaíba e aos demais atrativos naturais que tornam o estado um dos destinos mais promissores do país.
“Estamos vivendo um momento histórico para o turismo do nosso estado. A entrega da primeira etapa das obras de modernização do Aeroporto de Parnaíba, aliada ao anúncio da nova rota direta com Fortaleza, representa um salto estratégico para a consolidação do Piauí como destino competitivo no cenário nacional e internacional”, destaca o secretário estadual de Turismo, Daniel Oliveira.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
A nova rota é fruto do diálogo do governador Rafael Fonteles com o Ministério de Portos e Aeroportos e com representantes da companhia aérea. Rafael esteve em reunião com representantes da Latam em março. Logo após, em abril, o Governo do Estado alinhou com a equipe da companhia o suporte necessário para a viabilização dos voos.
“Estamos muito satisfeitos em atender ao pedido do governador Rafael Fonteles e do ministro Silvio Costa Filho para estreitar os laços entre Piauí e Ceará. A nova rota trará mais oportunidades de negócios, turismo e integração regional, ao mesmo tempo em que amplia nossas opções de viagem com conforto e segurança. Fortaleza é o centro de conexões da Latam no Nordeste, com voos para 11 aeroportos no Brasil e conexões internacionais para Miami e Lisboa, facilitando as viagens domésticas e internacionais dos passageiros do Piauí e trazendo mais turistas ao estado”, afirma Eduardo Macedo, Head de Assuntos Públicos da Latam Brasil.
O litoral piauiense está inserido em roteiros consolidados nacional e internacionalmente, como a Rota das Emoções. Ainda de acordo com Daniel Oliveira, os novos voos proporcionarão incremento no turismo e permitirão mais integração entre os estados nordestinos. “Fazemos parte da Rota das Emoções, que conecta três estados e encanta turistas do mundo inteiro. Essa nova ligação aérea, viabilizada com planejamento, incentivos e diálogo federativo, fortalece a integração regional, facilita o acesso dos visitantes e impulsiona a cadeia produtiva do turismo, gerando mais empregos e renda. Parabéns ao governador Rafael Fonteles pelo compromisso com o desenvolvimento do Piauí”, finaliza
Cardeais que votam no conclave estão em Roma, diz Vaticano

Os 133 cardeais que participarão do conclave para eleger um novo papa já chegaram a Roma, informou o Vaticano nesta segunda-feira (5).
O conclave começará com portas fechadas, na Capela Sistina, nesta quarta-feira (7), com todos os cardeais com menos de 80 anos com direito a participar da escolha do sucessor do papa Francisco, que morreu no mês passado.
Alguns cardeais buscam um novo papa que dê continuidade à iniciativa de Francisco de criar uma Igreja mais transparente e acolhedora, enquanto outros estão buscando um retorno às raízes mais tradicionais que valorizam a doutrina.
Os conclaves geralmente se estendem por vários dias, com diversas votações antes que um candidato obtenha a maioria necessária de 75% para se tornar papa.
Cardeais têm se reunido quase diariamente desde o dia seguinte à morte de Francisco, em 21 de abril, para discutir a situação da Igreja de 1,4 bilhão de membros, com o número de clérigos participantes aumentando gradualmente.
O Vaticano informou que 180 cardeais, incluindo 132 eleitores, participaram de uma reunião na manhã desta segunda-feira. O 133º eleitor também já está em Roma, mas não participou das discussões.
Dois cardeais, um da Espanha e outro do Quênia, não participarão do conclave por motivos de saúde, informou o Vaticano.
Entre as questões abordadas nesta segunda-feira estava a "forte preocupação" com as divisões dentro da Igreja, disse o porta-voz do Vaticano – em uma possível referência às divisões sobre a decisão de Francisco de permitir bênçãos a parceiros do mesmo sexo e de abrir a discussão sobre o papel das mulheres na Igreja.
Os cardeais também falaram sobre o perfil de um futuro papa – "uma figura que deve estar presente, próxima, capaz de ser uma ponte e um guia... um pastor próximo da vida real das pessoas", disse o porta-voz.
Embora alguns cardeais sejam vistos como possíveis candidatos à sucessão de Francisco – dois deles frequentemente mencionados são o cardeal italiano Pietro Parolin e o cardeal filipino Luis Antonio Tagle – muitos dos clérigos votantes ainda não se decidiram.
"Minha lista está mudando e acho que continuará a mudar nos próximos dias", disse o cardeal britânico Vincent Nichols, que participa de seu primeiro conclave, à Reuters.
"É um processo que, para mim, está longe de ser concluído, muito longe de ser concluído."
Os cardeais realizarão uma segunda sessão de discussões nesta segunda-feira, com uma rodada final prevista para terça-feira.
Duas casas de hóspedes do Vaticano abrigarão os cardeais durante o conclave, quando eles serão impedidos de entrar em contato com o mundo exterior.
O cardeal alemão Walter Kasper, que tem 92 anos e não pode participar da votação, disse que tem certeza de que os eleitores escolherão alguém que seguirá a agenda progressista de Francisco.
"Acredito que há uma expectativa muito clara. As pessoas querem um papa que siga Francisco. Um pastor que conheça a linguagem do coração, que não se feche em palácios", disse Kasper ao jornal La Stampa.
"É claro que também há cardeais que esperam uma mudança de direção com relação a Francisco. Mas minha impressão é que a maioria dos cardeais é a favor da continuidade."