TSE regularização eleitoral; TJ-PI, Ministra Liana profere palestra

Regularização evita cancelamento de documento do eleitor

Prazo para regularizar situação eleitoral termina no dia 19 deste mês

Prazo para regularizar situação eleitoral termina no dia 19 deste mês
TSE

Os eleitores de todo o país que estão com pendências com a Justiça Eleitoral têm até o dia 19 de maio para regularizar sua situação e evitar o cancelamento do título  eleitoral.

O prazo vale para quem não votou por três turnos consecutivos, não justificou a ausência na votação e não pagou as multas por ter deixado de votar.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cerca de 5,3 milhões eleitores estão nessa situação.

Caso as pendências não sejam regularizadas, o título de eleitor será cancelado pela Justiça Eleitoral. A medida pode levar ainda a outras restrições, como não conseguir tirar passaporte ou carteira de identidade, renovar matrícula em instituição pública de ensino e tomar posse em cargo público após ser aprovado em concurso.

Como regularizar

O serviço de regularização é feito presencialmente nos cartórios eleitorais, pelo site da Justiça Eleitoral na internet ou pelo aplicativo e-Título.  Para saber se está na lista de pessoas que podem ter o título cancelado, o cidadão deve clicar no menu "Consultar a situação eleitoral".

Em seguida, as multas eleitorais pela ausência nas votações devem ser pagas por meio de boleto, Pix ou cartão. O processamento do pedido de regularização pode ser acompanhado eletronicamente.

O cancelamento não vale para menores de 18 anos e maiores de 70 anos. Nesses casos, o voto é facultativo.

Ministra do TST profere palestra sobre assédio no ambiente de trabalho no TJPI

Ministra do TST profere palestra
Ministra Liana Chaib

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI), promove nesta quinta-feira (08), a palestra “Assédio no ambiente de trabalho: a violência invisível que deixa marcas indelegáveis”, a ser proferida pela ministra do Tribunal Superior do Trabalho-TST, Liana Chaib. A palestra terá início às 17h no Pleno do Palácio da Justiça, localizado no 2º andar.

A ação faz parte da campanha Assédio Não Tem Desculpa!, que ocorre durante todo o mês de maio de 2025, e objetiva promover a conscientização e debate sobre os diferentes tipos de assédios, bem como as formas de prevenção, identificação e canais de denúncias.

De acordo com a presidente da Comissão Permanente de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Assédio Sexual e à Discriminação do TJPI, desembargadora Lucicleide Pereira Belo, a iniciativa visa orientar magistrados(as), servidores(as) e toda a população piauiense no combate ao assédio, em seus mais distintos tipos.

“Não confunda assédio com cobrança exacerbada, nem com jeito de liderar, muito menos com opinião forte. Assédio é violência e onde há violência, o silêncio nunca pode ser a resposta. No Tribunal de Justiça do Piauí, acreditamos em ambientes de trabalho dignos, saudáveis e seguros. Não importa o cargo, o tempo de casa, ou o histórico profissional: o respeito é inegociável. Se você vive ou presencia situações de assédio, saiba: você não está sozinho. A Comissão promove a escuta, o acolhimento e a Justiça. Essa é a nossa missão e é com coragem que assumimos esse compromisso”, afirmou a desembargadora Lucicleide Pereira Belo.

Comente

Pequisar