Lei acaba com atenuantes para crimes contra mulheres; Vitória Chelsea
Redução do prazo prescricional também fica extinta
Lei acaba com atenuantes para crimes sexuais contra mulheres

Entrou em vigor nesta sexta-feira (4) a lei que modifica o Código Penal Brasileiro para acabar com atenuantes e reduzir o prazo prescricional para crimes que envolvam violência sexual contra a mulher. A sanção do texto, publicada no Diário Oficial da União (DOU), foi assinada pelo presidente em exercício, Geraldo Alckmin.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
As atenuantes eram aplicadas quando o autor do crime tinha menos de 21 anos de idade ou mais de 70 anos. Além disso, para pessoas nessas idades, o prazo de prescrição do delito, que é quando o crime não pode mais ser punido, era reduzido à metade.
Os atenuantes e a redução do prazo prescricional seguem valendo para autores de outros tipos de crime com menos de 21 anos e mais de 70 anos.
O texto foi aprovado pelo Congresso Nacional, em tramitação definitiva, no dia 10 de junho.
De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2024, o Brasil registrou um estupro a cada 6 minutos em 2023. As análises trazidas na publicação, produzida pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, indicam que a grande maioria das vítimas dessa violência são meninas e mulheres, que constituem o percentual de 88,2% do número total de casos.
Mundial: Chelsea derrota Palmeiras por 2 a 1 e faz semifinal com Flu

O Chelsea (Inglaterra) derrotou o Palmeiras por 2 a 1, na noite destas sexta-feira (4) no Lincoln Financial Field, na Filadélfia (Estados Unidos), para garantir presença nas semifinais da Copa do Mundo de Clubes da Fifa, onde terá pela frente o Fluminense, que mais cedo derrotou o Al-Hilal (Arábia Saudita) por 2 a 1 no Camping World Stadium, em Orlando.
Chelsea e Fluminense disputam o privilégio de ser um dos finalistas da competição na próxima terça-feira (8), quando medem forças a partir das 16h (horário de Brasília) no MetLife Stadium, em Nova Jersey.
O jogo
O Palmeiras não fez um bom primeiro tempo diante dos ingleses. Mesmo contando com o talento do jovem atacante Estêvão, que disputou sua última partida pelo Verdão (ele seguirá para o Chelsea após a competição), o time brasileiro pouco criou nos primeiros 45 minutos, enquanto permitiu que a equipe da Inglaterra abrisse o placar nos primeiros minutos. Aos 15 minutos Cole Palmer recebeu passe na entrada da área e, mesmo marcado, avançou e bateu colocado para superar o goleiro Weverton.
Mesmo em desvantagem, o Verdão pouco conseguiu fazer no restante da primeira etapa. O panorama só mudou após o intervalo, em especial com as jogadas pela ponta direita com Estêvão. E foi desta forma que o time brasileiro conseguiu igualar, aos 7 minutos, quando o jovem atacante recebeu passe de Allan, se livrou da marcação de Colwill e bateu, mesmo sem ângulo, para marcar um golaço.
No entanto, o Palmeiras, que atuou com vários defensores reservas, não conseguiu se segurar e permitiu que o Chelsea marcasse em mais uma oportunidade para garantir a classificação. Aos 37 minutos, Gusto recebeu na ponta esquerda e bateu na direção do gol. A bola desviou em Giay e acabou enganando o goleiro Weverton.
A partir daí a equipe comandada pelo técnico Abel Ferreira não teve mais forças para tentar uma nova reação e a vaga ficou mesmo com o time da Inglaterra.
Fonte: Agência Brasil