Lei acaba com atenuantes para crimes contra mulheres; Vitória Chelsea

Redução do prazo prescricional também fica extinta

Lei acaba com atenuantes para crimes sexuais contra mulheres

Acaba com atenuantes para crimes sexuais contra mulheres
Atenuantes

Entrou em vigor nesta sexta-feira (4) a lei que modifica o Código Penal Brasileiro para acabar com atenuantes e reduzir o prazo prescricional para crimes que envolvam violência sexual contra a mulher. A sanção do texto, publicada no Diário Oficial da União (DOU), foi assinada pelo presidente em exercício, Geraldo Alckmin.

As atenuantes eram aplicadas quando o autor do crime tinha menos de 21 anos de idade ou mais de 70 anos. Além disso, para pessoas nessas idades, o prazo de prescrição do delito, que é quando o crime não pode mais ser punido, era reduzido à metade.

Os atenuantes e a redução do prazo prescricional seguem valendo para autores de outros tipos de crime com menos de 21 anos e mais de 70 anos.

O texto foi aprovado pelo Congresso Nacional, em tramitação definitiva, no dia 10 de junho. 

De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2024, o Brasil registrou um estupro a cada 6 minutos em 2023. As análises trazidas na publicação, produzida pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, indicam que a grande maioria das vítimas dessa violência são meninas e mulheres, que constituem o percentual de 88,2% do número total de casos.

Mundial: Chelsea derrota Palmeiras por 2 a 1 e faz semifinal com Flu

vence Palmeiras
Chelsea

O Chelsea (Inglaterra) derrotou o Palmeiras por 2 a 1, na noite destas sexta-feira (4) no Lincoln Financial Field, na Filadélfia (Estados Unidos), para garantir presença nas semifinais da Copa do Mundo de Clubes da Fifa, onde terá pela frente o Fluminense, que mais cedo derrotou o Al-Hilal (Arábia Saudita) por 2 a 1 no Camping World Stadium, em Orlando.

Chelsea e Fluminense disputam o privilégio de ser um dos finalistas da competição na próxima terça-feira (8), quando medem forças a partir das 16h (horário de Brasília) no MetLife Stadium, em Nova Jersey.

O jogo

O Palmeiras não fez um bom primeiro tempo diante dos ingleses. Mesmo contando com o talento do jovem atacante Estêvão, que disputou sua última partida pelo Verdão (ele seguirá para o Chelsea após a competição), o time brasileiro pouco criou nos primeiros 45 minutos, enquanto permitiu que a equipe da Inglaterra abrisse o placar nos primeiros minutos. Aos 15 minutos Cole Palmer recebeu passe na entrada da área e, mesmo marcado, avançou e bateu colocado para superar o goleiro Weverton.

Mesmo em desvantagem, o Verdão pouco conseguiu fazer no restante da primeira etapa. O panorama só mudou após o intervalo, em especial com as jogadas pela ponta direita com Estêvão. E foi desta forma que o time brasileiro conseguiu igualar, aos 7 minutos, quando o jovem atacante recebeu passe de Allan, se livrou da marcação de Colwill e bateu, mesmo sem ângulo, para marcar um golaço.

No entanto, o Palmeiras, que atuou com vários defensores reservas, não conseguiu se segurar e permitiu que o Chelsea marcasse em mais uma oportunidade para garantir a classificação. Aos 37 minutos, Gusto recebeu na ponta esquerda e bateu na direção do gol. A bola desviou em Giay e acabou enganando o goleiro Weverton.

A partir daí a equipe comandada pelo técnico Abel Ferreira não teve mais forças para tentar uma nova reação e a vaga ficou mesmo com o time da Inglaterra.

Fonte: Agência Brasil

Comente

Pequisar