Governo anuncia universidade dos esportes; Piauí 2ª posição em IA

Presidente recebeu atletas da ginástica rítmica

anuncia criação de universidade dos esportes
Governo anuncia criação de universidade dos esportes

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a criação de uma universidade dos esportes no Brasil, que deve ser oficializada no início de setembro. A ideia inicial era criar uma faculdade de futebol, mas Lula decidiu ampliar para uma universidade que aborde a diversidade dos esportes, incluindo surfe e skate, que ele disse ter se tornado fã recentemente.

Durante a cerimônia com atletas de ginástica rítmica, Lula também destacou a importância do Bolsa Atleta, programa que apoia o desenvolvimento esportivo dos atletas, e anunciou um encontro com jogadoras de futebol. O ministro do Esporte, André Fufuca, informou sobre o envio de um projeto de lei para incentivar o futebol feminino, especialmente relevante porque o Brasil sediará a Copa do Mundo de futebol feminino em 2027.

Além disso, Lula se reuniu com diretores nomeados para 14 agências reguladoras, pedindo compromisso com o país e autonomia em suas atuações. Ele enfatizou que os diretores devem servir ao povo brasileiro, não ao presidente

Piauí se destaca em IA e conquista 2ª posição no ranking nacional

Piauí se destaca na 2ª posição no ranking nacional
Piauí 2ª posição no ranking nacional

O Piauí se destaca como referência nacional em inovação tecnológica, ocupando a segunda posição no país em uso de inteligência artificial (IA) por empresas, com 63% das organizações piauienses já utilizando ferramentas de IA. O estado fica atrás apenas do Rio Grande do Norte, que lidera o ranking com 73%. O secretário de Inteligência Artificial do Piauí, André Macedo, destaca que o governo tem investido em capacitação de servidores e incentivo ao uso da IA na educação, tornando o estado mais competitivo e inovador.

O relatório também revela que a maior parte das empresas brasileiras ainda não oferece treinamentos específicos em IA, e que setores como contabilidade, estética e beleza e seguros são os mais avançados na incorporação da tecnologia. Já áreas como farmacêutica e meio ambiente apresentam resistência ou dificuldades na adoção.

O presidente da Investe Piauí, Victor Hugo Almeida, afirma que o estado segue um caminho sólido de transformação digital e que o avanço da IA é possível com investimentos contínuos em educação, inovação e tecnologia.

Comente

Pequisar