O Governo Rafael Fonteles

Vai ser temido por sua intelectualidade e sabedoria acadêmica e não por ser um mero conjector de alianças.

            Será não apenas um bom governo. Será um excelente governo. Arriscamos a dizer isso sem cautelas. E qual a razão? O conhecemos de perto. Quando estava prestes a ir a um Mosteiro sabiamente o mesmo me disse: você já pensou verdadeiramente sobre sua ida? Em outras palavras o que isso significa? É um homem que pensa; é um ser pensante que não toma atitudes impulsivamente. Não nos disse não vá; mas indagou se tinha consciência do que de fato representava a minha ida. Estava certo! Depois de uma semana retornei e fizemos uma bela campanha do seu pai à prefeitura de Teresina. Campanha solitária, diga-se de passagem! Não por culpa do ex-deputado federal Nazareno Fonteles, mas por convicção de seus reais valores; por isso não fez as alianças necessárias pra uma vitória!

            Mas o seu filho (Rafael Fonteles) não mediu esforços em torno das Alianças? Estavam sem o governo central (federal) e a pressão por seu nome soar novo o fez tomar atitudes um pouco mais além de suas convicções. Já com a chegada ao governo estadual é outra História. Isso significará rupturas com aliados? Jamais. No entanto, Rafael Fonteles não irá se submeter a tudo e a todos como seu antecessor. E qual a razão? Vai ser temido por sua intelectualidade e sabedoria acadêmica e não por ser um mero conjector de alianças. A marca do Governo Rafael Fonteles será essa. Qual? Não aceitar “chantagens”!

            E fora o campo político? Vai trabalhar na margem do possível e não do impossível. Priorizará o controle das contas públicas e a credibilidade do Estado. A frieza dos matemáticos será um grande auxílio nos momentos de pressão por cargos e benefícios. Quer dizer que agora ninguém mais ganhará sem trabalhar? Não chegamos ainda a este estágio da “loucura”, mas podemos dizer que trabalharão seja direta ou indiretamente; não vai ter esta de meio-terno. Ou se será governo ou contra o seu governo; o governo Rafael Fonteles não terá espaço pra quem tem o hábito de colocar um pé em cada “canoa”! E tem gente assim? Hoje talvez não; mas dependendo da lógica nacional existirão muitos assim!

            E o PT – Partido dos Trabalhadores terá a capacidade de pressionar Rafael Fonteles? Dificilmente. O PT será oxigenado. Os Fonteles gostam de fazer algo diferenciado. Lembro-me que o ex-deputado federal Nazareno Fonteles contra tudo e contra todos nomeou como seu chefe de gabinete tanto em Brasília quanto Teresina não apenas homens de confiança, mas homens ligados à Igreja e com poder de mobilização. Isso na época foi quebra de paradigmas. O Governo Rafael Fonteles quebrará tabu! Quer dizer que um Partido que nasceu pelas mãos da Igreja não podia ter espaço? Em tese SIM, mas na prática a luta por poder no PT é algo duro. É algo pra quem tem sangue nos olhos!

              E o relacionamento com a velha mídia? O indicado pra comandar a Comunicação Social em passado não muito distante não atrelavam Ele ao PSDB? Na cabeça do Governador Rafael Fonteles não tem isso; o que importa pra Rafael Fonteles é a capacidade do momento. O seu Secretário de Comunicação é muito competente e foi peça-chave em sua vitória. Mussoline Guedes tirou praticamente Rafael Fonteles de uma derrota e o conduziu a uma vitória; em primeiro turno. Arriscamos a dizer que diferentemente de seu antecessor; Rafael Fonteles vai priorizar a meritocracia. Eis a constatação da verdade!   

Comente

Pequisar