Quem foi David O. Mckay?

Ele introduziu o programa de mestres familiares e viajou o mundo todo se reunindo com líderes de diversas nações

            O Presidente David O. McKay presidiu uma Igreja Mundial. Seu enfoque era no lar e na obra missionária. As famosas frases: “Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar” e “todo membro é um missionário” são populares até hoje. Ele introduziu o programa de mestres familiares e viajou o mundo todo se reunindo com líderes de diversas nações. Em seus ensinamentos, David O. McKay, sempre falava com gratidão do legado e exemplo que recebera de seus pais. A família de seu pai, David McKay, filiara-se à Igreja em Thurso, Escócia, em 1850. Em 1856, a família partiu para a América e, depois de trabalhar e economizar durante três anos; atravessou as planícies rumo a Utah e chegou a Salt Lake City em agosto de 1859. Site oficial da Igreja. Livro: Os Presidentes da Igreja.

                O nome do Élder McKay tornou-se sinônimo de Escola Dominical nos anos em que ele serviu no Quórum dos Doze, e ele ainda redigia lições para a Escola Dominical quando se tornou Presidente da Igreja. Em seu empenho para melhorar o ensino do evangelho, sua atenção voltava-se com freqüência para as crianças. Em suas palavras, as crianças vinham “do Pai puras e imaculadas, sem manchas ou fraquezas inatas. Sua alma é como uma folha de papel branco na qual serão inscritas as aspirações e realizações de toda uma vida”.Para ele, a Escola Dominical desempenhava um papel primordial no ensino e edificação do caráter das crianças e jovens. Quando a saúde do Presidente George Albert Smith começou a decair, as responsabilidades de seus dois conselheiros aumentaram. No primeiro semestre de 1951, o Presidente McKay e sua esposa, Emma Ray, decidiram partir de carro de Salt Lake City rumo à Califórnia para férias merecidas. Eles pararam para dormir em St. George na primeira noite, e o Presidente McKay acordou com a nítida impressão de que deveria voltar a Salt Lake City. Alguns dias depois, o Presidente George Albert Smith sofreu um derrame e faleceu em quatro (4) de abril de 1951.

            Em abril de 1951, aos 77 anos de idade, David Oman McKay tornou-se o nono Presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Durante os quase vinte anos em que serviu como Presidente, foi honrado pelos membros da Igreja e muitos outros em todo o mundo como um profeta de Deus. Ele sempre incentivava os membros da Igreja a desenvolverem um caráter cristão e a partilharem o evangelho por meio do ensino e do exemplo e durante esse período a Igreja passou por um grande crescimento em todo o mundo. Além de seus ensinamentos, sua aparência física causava uma impressão marcante. Ao conhecerem-no, muitas pessoas comentavam que ele não só falava e agia como profeta, mas sua aparência física também refletia seu chamado. Mesmo em seus últimos anos de vida, ele tinha um físico impressionante — era alto e forte — e seus cabelos brancos eram ondulados e abundantes. Seu semblante irradiava a vida justa que ele levava.

                David O. McKay escreveu: “Há três épocas na vida de um homem das quais depende sua felicidade: o nascimento, o casamento e a escolha profissional”. Abençoado por ter nascido e criado numa família justa, ele continuou a beneficiar-se de decisões sábias relacionadas aos estudos, à profissão e ao casamento. Depois de servir como apóstolo durante 45 anos, David O. McKay tornou-se o nono (9º) presidente da Igreja em nove (9) de abril de 1951, com Stephen L. Richards e J. Reuben Clark Jr. como conselheiros.

Comente

Pequisar