Harold B. Lee: um grande mestre

Ele enfatizou a importância do lar, da família e do casamento

Harold B. Lee. 28/03/1899 a 26/12/1973. Em sua administração o Programa de Correlação da Igreja ganhou novo impulso. A Igreja se expandiu, e ele organizou um ramo em Jerusalém e visitou diversas partes do mundo. Ele enfatizou a importância do lar, da família e do casamento, e admoestou os membros a guardarem os mandamentos e seguirem os profetas. Em abril de 1970, o Presidente Harold B. Lee, juntamente com o mundo todo, estava assistindo à tentativa da Apolo 13 de retornar do espaço a Terra, após ter sido danificada por uma explosão acidental, trazendo três astronautas. “Parecia que todo o mundo estava orando para o único resultado significativo: O retorno seguro à Terra de três homens corajosos” observou o Presidente Lee, ensinando, depois, uma importante lição do evangelho. “A segurança dos três astronautas dependia agora (…) da obediência implícita (…) [a] todas as instruções dadas pelos técnicos (…), para que [a espaçonave] não errasse a entrada da atmosfera terrestre e se desviasse em milhares de quilômetros.”

Na década de 1960, o Presidente David O. McKay instruiu o Élder Lee a efetuar uma grande “correlação” de todos os programas da Igreja em torno dos princípios simples da obediência a Deus e da santidade do lar e da família. O trabalho de correlação influenciou a vida de todos os membros da Igreja e preparou a Igreja para seu rápido crescimento no mundo inteiro e os crescentes ataques contra a vida familiar — dois dos maiores problemas que a Igreja enfrenta em nossos dias. “Falando em termos gerais”, observou o Élder Lee, “correlação significa (…) dar ao sacerdócio de Deus a importância que Ele recomendou — considerá-lo o centro e a essência da Igreja e reino de Deus — e garantir que os lares santos dos últimos dias também tenham lugar no plano divino de salvação das almas.” A vida do Presidente Lee foi constantemente marcada pela busca e cumprimento da voz do Senhor Jesus Cristo. Como profeta do Senhor, ele pediu aos santos e a todos que fizessem o mesmo — que seguissem as instruções do Senhor, tal como os astronautas da danificada Apolo 13 seguiram as instruções dos controladores de vôo. Após apenas 538 dias como Presidente da Igreja, o Presidente Lee morreu de um ataque cardíaco súbito, aos 74 anos de idade. Sua morte deixou aturdidos os santos dos últimos dias, que esperavam que ele desfrutasse uma longa administração.

O 12º (Décimo Segundo) Presidente da Igreja de Jesus Cristo Dos Santos Dos Últimos Dias foi Spencer W. Kimball. 28/03/1895 a 05/11/1985. Conhecido pela famosa Declaração – que concede o sacerdócio a todos os homens dignos independentemente de raça ou cor, o Presidente Kimball foi um poderoso servo do Senhor. Com a voz rouca, devido a um câncer na garganta, ele expandiu como nunca a obra missionária, dedicou diversas Estacas. Em sua administração as escrituras ganharam uma edição renovada, com notas de rodapé e guia que facilitaram o estudo. A Igreja ganhou um impulso dinamizador!

BIBLIOGRAFIA: Site Oficial da Igreja de Jesus Cristo Dos Santos Dos Últimos Dias. Site Mais Fé. Site https://www.thechurchnews.com/ e Livros oficiais de Editoras da IGREJA

Comente

Pequisar