A plenitude do poder é servir

Ame e Sirva em qualquer bom sentido.

Quando éramos cheios de entusiasmo juvenil chegávamos a imaginar que esta história de servir era balela. Mergulhamos no trabalho e na vida produtiva de acordo com o sistema de produção em voga. O tempo passou e o que agora acontece? A certeza de que o sentido é servir. Servir de verdade e não apenas por obrigação social. A sensação de servir é revigorante. O que está acontecendo? Muitas vezes nos assustamos com coisas simples e que repetidamente as pessoas dizem muito obrigado. Certa vez indaguei: mas acredito que esse é um gesto tão simples. Sabem o que responderam: pra você! No dia a dia as coisas não acontecem assim meu nobre. Caramba. Educação abre portas. Que sociedade é essa que teima em contemplar apenas quem tem função produtiva e força de poder que coage? A plenitude do poder é servir. O poder de mandar não é nada.

Foto: Reprodução.
.Inácio de Loyola - Sozinho e a pé

Mas onde estas coisas acontecem? Principalmente em centros de estudos. Muitas vezes constatamos que os estudos não é por conhecer e o desejo de fazer uma sociedade melhor. As pessoas teimam em associar conhecimento a dinheiro, ao poder, ao viver um padrão de vida diferente da maioria das pessoas. Que tristeza. Você já conviveu com pessoas da dita alta sociedade? Percebe nas falas o quanto são vazias e geralmente somente falam em dinheiro ou formas de ganhar dinheiro? Gente assim, dificilmente vai conhecer a plenitude do Poder de Servir. E qual a razão? O cordão dos puxa sacos não deixa a pessoa perceber a vida como ela é. Todo puxa saco tende a colocar o “seu mantenedor financeiro” em um patamar que não corresponde à vida como ela é. E o pior? Os chefes muitas vezes gostam de se manterem distante do que antes vivenciavam.

Vejam o que acontece atualmente no Brasil. As embaixadas brasileiras possuem uma boa estrutura em muitos países, mas onde preferem se hospedar? E isso não é apenas no âmbito político. Olhe, pare, perceba o hábito de vida anterior de quem evoluiu desonestamente na vida? Nada é simples. Tudo parece remeter ao esquecimento do que um dia foram. Tudo tem que ser caro, luxuoso, exuberante e fora do hábito comum do povo que luta diariamente e de forma honesta pela vida. Certa vez em uma reunião de governo alguém partilhou algo comigo que naquela época não observava. Olha, veja como esse Senhor sente que é dono do mundo. Gente assim, quando chegar a perceber que a plenitude do poder é servir não tem nem mais força pra fazer o bem sem olhar a quem. Sabe porque São Bento colocou em sua regra o cuidado pra não se tornar Abade? O sério risco de ser envenenado. Eita maldito PODER!

Ame e Sirva em qualquer bom sentido. Leia a vida dos grandes santos. Inácio de Loyola fugia do Bispado como o diabo foge da cruz. Na regra da Companhia de Jesus existe um pedido específico de evitar ser Bispo. Mas existem Bispos bons que gostam de servir? Teresina tem um!!

Comente

Pequisar