Expressão americana your honor

O arcabouço jurídico livre e independente é o que sustenta o sistema norte-americano

 O que significa? Your honour, (can I go to the toilet?): Vossa excelência, (posso ir ao banheiro?) "Your honor" é a maneira formal para se dirigir ao juiz em um tribunal americano. O prime vídeo possui uma série com este nome e vale muito a pena ser vista. Se em alguns tribunais americanos acontecesse coisas estranhas você imaginaria o que é capaz de acontecer por aqui? Rapaz esse tema é espinhoso. Já se tornou cidadão norte-americano? Risos....Certo mesmo é que todo país que se tornou no nome democrático e nas atitudes antidemocrático possui em sua história o “aprisionamento de um dos poderes”. Isso é um RISCO!

         O arcabouço jurídico livre e independente é o que sustenta o sistema norte-americano. É essencial a percepção de que todos são iguais perante as leis. O direito (a ciência jurídica) é tão importante que toda família americana faz questão de ter filhos ou filhas em destaque nesta área. Os Your Honor são homens podados, livres, independentes e devotos. Geralmente não se encontra eles em picuinhas públicas; são de fato homens reservados. O acesso é muito restrito e se preocupam muito com suas consciências pessoais e coletivas. Costumam temer muito a Deus. O Brasil desde ontem começa a navegar em um terreno nebuloso?

         Olha só o que expressa a série Your Honor! Em Your Honor, Michael Desiato (Bryan Cranston) é um respeitado juiz de Nova Orleans cujo filho adolescente, Adam (Hunter Doohan), acaba de atropelar uma pessoa e fugir sem prestar socorro. Michael precisa acobertar o crime para proteger o jovem, mas tudo se complica quando ele descobre que a vítima do acidente é o filho de Jimmy Baxter (Michael Stuhlbarg), o poderoso chefe da máfia local. O magistrado mergulha, então, numa perigosa rede de mentiras, trapaças e escolhas impossíveis. A Saga Executivo, Legislativo e Judiciário unidos e em prol de algo é normal em Estados da República Federativa do Brasil? Pare. Pense. Reflita. Cuidado!

         E a reflexão máxima? O caminho correto é o lema difundido pelas boas religiões. A católica de forma especial é mestre em catequizar sobre isso: “os menos abastardos devem ter cuidado onde pisam”. Parece em primeiro momento algo opressor, mas é lição de vida. Quem está na base da pirâmide só tem um caminho seguro: rezar, estudar muito e cada vez mais de forma contínua. A estrutura social nunca melhorou; apenas “disfarça” a forma de adequação. E qual a razão? Conhecem a expressão todo mundo tem seu preço? É uma expressão perigosa, mas muito pertinente. Vivemos tempos em que virou raridade homens que não se curvam ao poder do dinheiro e das seduções carnais. Nos Estados Unidos da América a espinha dorsal é mais forte? Tire você mesmo suas conclusões. Já ouviu esta: “homem sem poder e dinheiro vive a um passo de perder sua liberdade”? E a máxima governo é governo? AVE MARIA!!

Comente

Pequisar