4 de agosto - Dia do Padre
Vejamos o Padre como essencial à vida da Igreja de Cristo Jesus
Quem é o Padre? O Sacerdote é o segundo grau das ordens sacras. Primeiro recebe o diaconato transitório, depois torna-se Padre; o terceiro grau da ordem é concedido aos Bispos, que continuam sendo Padres, mas de uma forma peculiar com mais responsabilidades perante o rebanho. O mundo Moderno e Contemporâneo descontextualizou a vida do Sacerdote. Os professores universitários (em sua grande maioria) e ex-seminaristas (geralmente os frustrados por não alcançarem o sacerdócio) procuram há centenas de anos desconstruírem o importante papel dos Sacerdotes. Parcela significativa do Protestantismo (sobretudo aqueles que não estudam profundamente o tema) costumam tecer uma verdadeira catequese dominical contra os Padres. Afinal qual a verdade? O Padre é o próprio Cristo Jesus e deve ser exemplo de vida! Mas adentrar ao Clero hoje é um verdadeiro martírio? Pra quem busca vida exemplar é isso mesmo? Mas ainda hoje a Igreja Católica tenta forma o melhor possível o seu Clero; o problema é que muitos malandros e em busca de vida material melhor se infiltram no Clero e dificultam a boa FORMAÇÃO.
O que significa ser Padre hoje? Rezar, estudar muito e trabalhar. Ouvir o seu rebanho, ser de fácil acesso, procurar atender as necessidades espirituais, mas também os materiais. O Padre é o elo da comunidade com Deus. O seu exemplo de vida (o do Padre) arrasta multidões. Padre Pedro Balzi é um exemplo disso. Tudo na Vila da Paz gira em torno da construção exemplar de um Padre Missionário dedicado. Mas o atrativo vocacional hoje em dia é em outro contexto? Certo mesmo é que a História não é adepta de Padres malandros. “Homem nenhum experimenta tanta repulsa quanto eu (o historiador Guicciardini escreveu e disse isso em 1529) diante da ambição, da avareza e da libertinagem dos sacerdotes; dá-se isso não somente porque cada um desses vícios é odioso em si mesmo, mas também por serem todos impróprios aos que dizem travar relação especial com Deus e por serem de tal maneira opostos entre si que só podem coexistir em naturezas assaz singulares. Não obstante, a posição que ocupei na corte de diversos papas me forçou a desejar a grandeza dos pontífices, tendo em vista, nisso, os meus próprios interesses. Não fossem essas as circunstâncias, teria eu amado Martinho Lutero como a mim mesmo – não no intuito de libertar-me das leis que o cristianismo, tal qual compreendido e explicado por todos, a nós, impõe, e sim para contemplar essa corja de canalhas em seus devidos lugares, de modo, que vissem forçados ou a viverem sem vícios, ou a viverem sem poder”. Tá vendo? Esta é a visão ainda hoje que protestantes e professores universitários pregam sobre a Igreja e o Clero!
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Vejamos o Padre como essencial à vida da Igreja de Cristo Jesus. Padre é amigo. O Padre é um servo de Deus e da sua Igreja. O sacerdote católico é o grande guia de um rebanho cada vez mais sedento de Deus!