OS PERSONAGENS COMEÇARAM A ATUAR?
Por Josenildo Melo
O que é mesmo um personagem? Nos dicionários encontra-se nas narrativas ficcionais, personagem é aquele ser que pratica as ações narradas. Ao lado do narrador, compõe o quadro das pessoas que participam da história contada. No mundo do theatro político o que realmente significa? Analise você mesmo o cenário a partir de agora e verás. Acompanhe no Influente e Conceituado Portal AZ o desenrolar de fatos e acontecimentos. Alguns que há algum tempo atrás não ocupavam lugar nenhum na sociedade agora viraram ou virarão protagonistas no cenário político? Isto é correto? Por que a maioria da sociedade está se rendendo a eles? Eles quem? Certo mesmo não é averiguar se estão usando de suas posições para manter ou abocanhar ainda mais Poderes?
No cenário nacional e local já se vislumbram possíveis discordâncias? Ou seriam apenas “possíveis discordâncias organizadas” e depois proliferadas na imprensa? Certo mesmo é que o dia de São Francisco de Assis no Nordeste e no Piauí nunca se viu tanta gente presente nas procissões e missas realizadas praticamente de uma em uma hora. E vem aí a caminhada em defesa da vida. Muita movimentação também “política no mundo religioso”. Muito cuidado ao imaginarem que existem valores compráveis; tem aspectos fundamentais que nem os “loucos da teologia da libertação são capazes de defender”. E nesse setor nobres leitores não tem esse negócio de ser parceiro há muitos anos!
Vamos mudar da água pro vinho? Onde anda o “vinho”? Na busca pela administração de Teresina. Vai ser fácil? Parada dura. Podem é tentarem “queimar a situação”, mas o é obra por toda a cidade e obras que refletem no dia a dia da população. É asfalto e calçamento pra todo lado? Certo mesmo é que estão se mexendo e dispostos a lutar com todas as forças políticas possíveis e impossíveis. Quem mais está desejando ocupar a administração da PMT tem “bala na agulha” suficiente pra arregimentar a todos da sociedade civil organizada”? Eis o dilema, é a grande preocupação pois tem grupo “comendo de todos os lados possíveis”? Isso se chama politica da pequenez? E não foi em cima destas plataformas que conseguiram lograr êxito e nunca mais saíram do poder?
E o que estão dizendo as pesquisas internas? O povo deseja algo novo e fora da política tradicional. E agora o que será? Teresina tem vocação pra rebeldia basta apenas que apareça alguém corajoso pra ocupar o vácuo? Mas não é o dinheiro e a arregimentação de pessoas da sociedade civil que garante ser eleito? Cuidado. É difícil, mas cidades rebeldes como Teresina costumam eleger algo inimaginável. E porque não aparece alguém ousado e destemido? Somos uma província e em províncias fica bem mais difícil e quase impossível um novato vencer as eleições. Mas já pensou se de repente aparece alguém muito CORAJOSO?