A arte de conhecer e indagar?

Sim nobre escritor sabemos que além de outras coisas és filósofo


    Quem busca, conhece e costuma indagar? Os bons filósofos. Sentimo-nos maravilhados com a descoberta da grandeza filosófica aos cinquenta e um anos de idade? Claro. Podemos até dizer que o sentido da vida advém do processo de muita leitura. O conhecer é a melhor forma de prazer útil social e coletivamente. Um livro novo que nos chega é algo realmente a maravilhar-nos. Quanta coisa boa sendo escrita. Nossa é tanta coisa pra ler ao mesmo tempo e cada vez queremos mais adentrar a este novo mundo descoberto. Filosofia é o que diz Will Durant: “Não devemos estudar apenas as filosofias, mas os filósofos. Cada um deles traz inúmeras lições para nós. A ciência nos dá conhecimento, mas só a filosofia pode nos oferecer Sabedoria”. Que bom!
    Sim nobre escritor sabemos que além de outras coisas és filósofo, (formado academicamente); mas o que é mesmo a Filosofia? De acordo com o Professor Doutor Alberto Cupani a palavra Filosofia é de origem grega, e significa “amor à sabedoria”. Filosofar quer dizer refletir sobre questões fundamentais da vida humana porque quem o faz sente que precisa de uma resposta a essas questões para viver melhor. Filosofa – mesmo sem saber o nome dessa atividade – quem se pergunta, por exemplo, como deveria ser uma sociedade justa, ou como distinguir entre o que verdadeiramente sabemos e o que apenas opinamos; também filosofa, o ser humano, que busca a maneira correta de enfrentar um dilema moral, ou quem quer saber se a existência humana tem um significado. Existe a filosofia acadêmica e a popular? É possível que todo ser humano – não importando a época ou a cultura – tenha formulado para si tais perguntas, como o atesta a literatura: “Ser ou não ser, eis a questão” (Shakespeare) é uma inquietação filosófica. Podemos denominar a essa ocupação universal de Filosofia espontânea. Dela se diferencia a Filosofia acadêmica, uma atividade intelectual que foi, por assim dizer, “inventada” pelos gregos, séculos antes de Cristo e que faz parte importante da tradição da cultura ocidental. É a Filosofia estudada, ensinada e discutida nas Universidades. E os filósofos (profissionais, poderíamos dizer) são aquelas pessoas que dedicam sua vida a refletir de maneira sistemática e rigorosa sobre as questões filosóficas. Tudo é filosofia! 
A Filosofia acadêmica tem diversas áreas, sendo as principais: a Lógica, que estuda as formas de raciocínio correto, diferenciando-as das formas equivocadas pelas quais muitos de nós podemos ser enganados. A Epistemologia ou Teoria do Conhecimento, em que se indaga sobre a natureza do conhecimento humano, seus fundamentos, variedades e limites. A Ontologia, o ramo da Filosofia em que tratamos de esclarecer em que consiste dizer que algo existe, ou que é real, à diferença de ficções (os números, por exemplo, existem?). A Ética, que pesquisa os fundamentos dos juízos morais. A Filosofia Política, endereçada a compreender e questionar a organização da vida social e o exercício do poder. A Filosofia da Linguagem, que analisa esse instrumento básico da humanidade. E a Estética, cujo interesse gira em torno da experiência artística. É um bom leque diferencial.

Comente

Pequisar