Conhecendo novos horizontes

Por Josenildo Melo

Passar alguns meses em países que não apelam pro jeitinho é uma beleza. A Inglaterra é um país europeu localizado na ilha da Grã-Bretanha, sendo parte da união política conhecida como Reino Unido. Sua capital é a cidade de Londres. A população inglesa é atualmente de mais de 56 milhões de habitantes, concentrando a maior parcela dos moradores do Reino Unido. A Inglaterra está entre os países mais desenvolvidos do mundo, exercendo a função de centro econômico e financeiro regional e internacional. É realmente impressionante a cultura inglesa. Depois do nosso United States of América (USA), é um dos países mais civilizados do mundo e campeão em número de assíduos leitores.

Conhecer autores americanos e britânicos é umaoportunidade para se aproximar de suas histórias e culturas. Os amantes da boa leitura e os apaixonados por histórias fascinantes sabem o quão marcante é a influência das literaturas americana e inglesa no universo das letras. Jane Austen, Agatha Christie, Sir. Arthur Conan Doyle, Stephen King, William Shakespeare, J. K. Rowling, Alan Moore, Virginia Woolf, Ernest Hemingway, Charles Dickens; somente pra citar alguns grandes nomes.Presença constante nas livrarias e nas principais listas de mais vendidos dos países, muitos desses autores americanos e ingleses inauguraram estilos, conquistaram prêmios literários, foram reconhecidos em todo o mundo e fizeram milhões de fãs no planeta terra.

País de riqueza histórica e cultural com pouquíssimas nações que a equiparam em nível global, a Inglaterra possui enormes influências sobre o resto do mundo em diversas áreas. Para facilitar o entendimento, vamos abordar alguns dos traços mais marcantes do povo inglês e de sua cultura. Confira: Os pubs são uma verdadeira instituição inglesa. Dependendo da cidade, você vai encontrar um a cada esquina. Convivendo com os ingleses, talvez você fique com a impressão de que eles são mais frios e menos simpáticos do que os brasileiros.De fato, na comparação com um dos povos mais vibrantes e acolhedores do mundo, como são os brasileiros, os ingleses podem passar uma impressão errada de hostilidade. Mas isso se deve à introspecção e à timidez do povo inglês, e não a uma suposta antipatia. O inglês, de modo geral, é um cidadão reservado e com muita educação, que respeita o espaço dos outros e faz o possível para não incomodar. Por isso, convém nunca pedir nada sem colocar o “please” (por favor) na frase, ser pontual nos compromissos e cumprimentar as pessoas com um sorriso cordial — mas nunca invasivo!

O que mais nos impressiona é que este país fica em uma ilha. Depende de muitos recursos e ainda assim é uma potência cultural e econômica. Depois dos 51 anos conseguimos in loco perceber e ficamos a cada dia mais perplexos com o que diziam dos Americanos e Ingleses!

Comente

Pequisar