Teologia natural: história e escatologia
Por Josenildo Melo
O que é Escatologia? Em Teologia é a doutrina que trata do destino final do homem e do mundo; pode apresentar-se em discurso profético ou em contexto apocalíptico. Antes mesmo de adentrarmos aos estudos teológicos faz-se necessário uma introdução à teologia e é o que estamos estudando neste momento fora do país para adentrarmos posteriormente em 2024, na teologia propriamente dita. No estudo pré-teologia faz se necessário o conhecimento de diversos autores e escritores ligados a outras religiões diferentes da qual professamos. Estudar outros mundos e observá-los faz bem!
Isso aumenta os atributos intelectuais como se diz por aqui nos Estados Unidos da América. Em História e Escatologia, N. T. Wright argumenta que, uma vez que os movimentos filosóficos e culturais que geraram a teologia natural também trataram Jesus como um ser humano genuíno (parte do “Mundo Natural”), não há razão para tratar Jesus histórico como fora desses limites. O que aconteceria se o trouxéssemos de volta à discussão? O que, em especial, “história e escatologia” realmente significam? E o que isso tem a dizer sobre o próprio “conhecimento”. Essa discussão nos convida a ver o próprio Jesus sob uma luz diferente, ao nos apresentar melhor o mundo judaico no primeiro século. A crucificação e a ressurreição de Jesus, acontecimentos tão confiáveis quanto quaisquer outros no “Mundo Natural”, acabam completando de maneira inesperada e instigante, o quebra cabeça das questões fundamentais formuladas por todas as culturas. Ao mesmo tempo, esses acontecimentos abrem perspectivas da promessa escatológica oferecida a toda a ordem natural. O resultado é uma visão mais extensa, tanto da “teologia natural” quanto do próprio Jesus. N T Wright fez seu bacharelado, mestrado e doutorado na Universidade de Oxford. Lecionou em Cambridge, McGill e Oxford. Pertence à Igreja Anglicana e foi Bispo de Durham de 2003 a 2010. Atua hoje na Escócia.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
N.T. Wright é considerado por muitos o estudioso de Novo Testamento mais importante da atualidade. Já estudamos por aqui também R. C Sproul, Timothy Keller e Steven J. Lawson. O Dr. Sproul é Bacharel em Filosofia e foi o fundador do Ligonier Ministries, editor executivo da revista Tabletalk, pastor da Saint Andrew’s Chapel, na Flórida e o primeiro diretor da Reformation Bible College. Dr. Steven J. Lawson é o pastor da Christ Fellowship Baptist Church em Mobile, Alabama, e atuou como Pastor nos estados do Arkansas e Alabama por vinte e oito anos. Obteve seu Bacharelado em Administração de Empresas na Universidade Tecnológica do Texas, Mestrado em Teologia no Seminário Teológico de Dallas e Doutorado em Ministério no Seminário Teológico Reformado. Timothy Keller foi ordenado pastor pela Igreja Presbiteriana na América (P.C.A.), Graduou-se em Bachelor of Arts pela Universidade Bucknell (1972). Fez mestrado em Divindade (magister divinitatis) pelo Seminário Teológico Gordon–Conwell (1975). Em 1981, doutorou-se em Ministério (Doctor of Ministry) pelo Seminário Teológico Westminster, sob a orientação de Harvie M. Conn, pastor da Igreja Presbiteriana Ortodoxa. Estes grandes homens de Deus escreveram excelentes livros.
O Livro História e Escatologia – Jesus e a promessa da Teologia Natural – Indaga como podemos saber sobre Deus? Essa questão incomodou cada vez mais os cientistas e filósofos do período moderno à medida que eles destruíam “certezas” previamente imaginadas. Anglicanos, Metodistas, Batistas, Presbiterianos, Católicos; estudam muito!