Liturgia da Palavra

Por Josenildo Melo

​O que significa a palavra liturgia? De acordo com o site da canção nova Católicos, ortodoxos, luteranos e anglicanos; estas grandes expressões cristãs são conduzidas por algo que ordena e conduz os seus respectivos cultos e ritos por séculos: a liturgia. A palavra Liturgia vem do grego λειτουργία, que significa ação do povo. Para a Igreja Católica, a Liturgia apresenta-se como o fio condutor de toda e qualquer ação religiosa, segundo definição do Concílio Vaticano II. “Toda celebração litúrgica, enquanto obra de Cristo e do seu corpo, que é a Igreja, é ação sacra por excelência” (Sacrosanctum concilium, n.7). De acordo com a professora Maria Bonetti Rafaelli, a liturgia é o cume no qual se funda a ação da Igreja e a fonte da qual brotam todas as virtudes. “Os filhos de Deus mediante a fé e o batismo, se reúnem em assembléia, louvam a Deus na Igreja, participam do Sacrifício e comem da ceia do Senhor”, ressalta.

​De acordo com o mero vocabulário Liturgia é a compilação de ritos e cerimônias relativas aos ofícios divinos das igrejas cristãs. É uma palavra que se aplica mais a missas ou rituais da igreja católica. Apesar de a palavra liturgia ser usada na Antiguidade, só depois dos séculos VIII e IX passou a ser usada no contexto da eucaristia na Igreja grega. O termo passou a fazer parte da igreja católica bastante mais tarde, por volta do século XVI. A manifestação central da liturgia é a celebração do mistério da morte e ressurreição de Jesus Cristo e a prestação de culto a Deus. Sejam conceituações seculares ou eclesiais; o certo é que tudo está relacionado à Igreja de Cristo. E qual o motivo de muitos não cultivarem apreço aos aspectos da liturgia da Palavra? Não seria a preguiça de treinar o pessoal designado pra esta nobre formação?

​Certo mesmo é que existem inúmeros subsídios que podem melhorar o desempenho litúrgico nas Igrejas. Quem possui um melhor desempenho perante fatos e acontecimentos percebe que geralmente são sempre os mesmos que fazem leituras nas Igrejas. Qua a razão disso? Ser leitor da Palavra de Deus virou de certa forma um espaço ocupacional de Poder? É bom que saibam que bons leitores independem de aspecto sociopolítico e econômico. Ler a palavra de Deus é algo muito sério. Um bom leitor deve ler pausadamente, em alto e bom som e, sobretudo dominar muito bem a língua (o idioma) em que a leitura está sendo feita. E isso requer ensaio e treinamento!  

​Nobre escritor você não está sendo chamado pra fazer leituras? Assim pensa os céticos. Eles sempre costumam medir os outros pela régua que eles usam? Não faço nem questão disso. A questão é que quando pessoas, seres humanos, fiéis saem de suas casas e adentram a uma Igreja; necessariamente merecem cultuar a Deus de forma nobre e exemplar. Os cantos de uma Missa não devem ser os que as pessoas cantam gostam, mas, sobretudo o canto deve ser o liturgicamente correto e adequado segundo as normas e diretrizes litúrgicas da Igreja. Certo dia veio um Padre Jesuíta em nossa paróquia e falou o que devia sobre a postura de quem realmente é católico. Todo bom católico não questiona o Papa e a sua Igreja. Todo bom católico não questiona seus Bispos, mas geralmente reza por eles para que o Espírito Santo os ajudem na condução da IGREJA!

Comente

Pequisar