O Enorme Palco Teatral

Por Josenildo Melo

​A vida entre 20 e 30 anos é o amadurecer. Depois dos 50 vira uma mera observação teatral. E tem olhar melhor? O olhar crítico do theatro é o despertar pra vida. Onde andas abastecendo a sua vida? Já parou pra pensar sobre isso? O que ler. O que ouve. O que ver diariamente? O que deixa adentrar à sua casa ou ao seu apartamento?Antigamente tecíamos críticas ásperas ao ócio clerical. Hoje percebemos o quanto é necessário. Um Padre, um Pastor não pode se dar ao luxo de encher-se de tantas atividades e de tal forma que não obtenha o olhar piramidal. Do “topo dos prédios” é que os olhares se compreendem. Quantas vidas são perdidas diariamente devido ao egoísmo e ao impulso de ações cotidianas. E qual a luz no fim do túnel? Exemplos como um de um nobre jovem ter a sensatez de estudar dez horas por dia e tão jovem ter a sabedoria de buscar seu lugar ao sol de forma tão objetiva. O estudo sempre faz BEM!

​Enquanto isso no enorme palco teatral da vida quantos acordam sem sentido? Os Jesuítas sempre me ensinaram que a vida tem que ter um norte. Você tem que acordar todo o dia com algo a buscar e encarar a rotina do dia a dia com altivez. Quantos se alimentam apenas de porcaria? Quantos fogem do silêncio como o diabo foge da cruz? Por outro lado quantos se dão o desprazer de passar o dia todo “puxando o saco” de pessoas inescrupulosas e que neste enorme palco teatral sentem prazer em mentir cotidianamente? E quando abrem a “boca só falam merda”. Vivem a falar das viagens, dos restaurantes e almoços e jantares fúteis que desfrutam à custa do trabalho alheio?

​Quer realmente alimentar a sua alma? Afaste-se dos “Clérigos” e aproxime-se dos mais simples. O Sacerdote/Pastor somente sabe pedir e pedir depois de uma Missa alegre e festiva. Os pobres de espírito partilham do pouco que possuem. Dia desses um renomado estudioso amigo depois de uma Missa indagou: percebe o quanto aquele Clérigo é grosso e mal educado com os seus ajudantes da Missa? Não está tirando conclusões erradas? Ele, profissional que é disse: inúmeros livros relatam o quanto o corpo fala. Isso é fruto de quê? Comportamento de quem acredita que os leigos são meros contribuintes financeiros da Igreja de Cristo e serviçais. Nada mais alem DISSO!

​Esse é o enorme palco teatral da vida. Muitas vezes percebemos discursos em solenidades que não são mais do que ócio do ofício. Conhece aquela história dos cantores que tocam musicas de baixo nível? Tocam pra ganhar dinheiro, mas ao chegar em casa gostam mesmo é de música clássica e erudita. Não os culpem; sabem que o enorme palco teatral da vida os empurram pra isso. É o típico amigo que não sabe dizer não. Aquele que não sabe dizer não paga um alto preço. Conhecemos pessoas que mentem aos amigos pra dizer não. Enquanto estão estudando e um amigo liga inventam as piores mentiras, mas são incapazes de dizer que não podem ir a tal lugar porque estão estudando. O norte americano e o alemão dizem isso de forma sincera e sem nenhum medo. Em suma, o acreditar em Deus não significa necessariamente não fazer esforço pra crescer e evoluir na vida. Qual o caminho sem amarras e sem se tornar refém? Os estudos. A oração, estudos e trabalho; são os únicos caminhos fora do “enorme theatro”!

Comente

Pequisar