A velha mídia perdeu o pudor?

Por Josenildo Melo

​Qual a etimologia da palavra pudor? Pudor significa ter discrição, recato com algo que se diga ou faça, e costuma se referir a timidez ou vergonha de exibir “corpo”. O pudor é o sentimento que impede que a pessoa faça algo considerado moralmente indecente, como ficar “nu em público”, por exemplo. A velha mídia está despida? Compare o noticiário da velha mídia com a revista oeste, Diário do Poder, Metrópoles, Poder360, Portal AZ, Portal Vox Piauí, e o programa Oeste Sem Filtro e perceberás. As manchetes da velha mídia estão investidas? Quase sempre se posicionam contra a polícia e as instituições. Existem Jornalistas que pararam no tempo?Vivem ainda no século XIX e no máximo XX? Não se “reciclaram/acompanharam” o avançar da vida?

​O que é o Jornalismo? De acordo com Juliana Theodoro – Mestre em Ciências da Comunicação - Jornalismo é a atividade informativa, realizada periodicamente e difundida através dos meios de comunicação de massa (imprensa, rádio, televisão e imprensa online). É a prática que envolve a coleta, verificação, escritura e divulgação de informações de interesse público e de interesse do público. O jornalismo é fundamental para as sociedades democráticas, pois informa a população sobre a sua realidade a fim de que tomem decisões conscientes. Em ditaduras, não há a possibilidade de jornalismo livre. Quem trabalha com jornalismo, é chamado de jornalista. Para exercer a profissão no Brasil é necessário cursar o ensino superior em jornalismo, com a duração de quatro anos. Jornalismo faz parte do campo da comunicação social. O que anda acontecendo?

​Muitos veículos deixaram de fazer aprofundamento da coleta de informações. Jornalismo investigativo custa caro e a mobilização de equipes idem? Mas uma coisa não justifica outra. Qual a outra? A mistura de pensamentos e opiniões pessoais não estarem separadas das matérias elaboradas ou “construídas” e posteriormente publicadas? Tem gente que ainda hoje acredita que o público acredita em tudo que é veiculado? Muita gente hoje em dia costuma apurar as informações recebidas. E não é somente via internet. Tem gente por não acreditar em muitos veículos de comunicação social, passam a averiguar as informações recebidas. Decência, ética, honestidades, valores incompráveis não advém apenas com um curso superior? São inúmeros os fatores? Certo mesmo é que tem pessoas que aproveitam a fragilidade econômica da profissão e começam aparelhar “pessoas”? A velha mídia de vez perdeu o seu PUDOR?

​Saiu da critica ao clero e agora partiu pra cima da velha mídia? Não se trata disso. Simplesmente a imprensa não pode fazer igual a personalidades púbicas que negam o óbvio. A realidade precisa ser descrita de acordo com fatos e acontecimentos; independentemente de ligações socioeconômicas ou políticas? Por que Rússia, China, Coréia do Norte, Venezuela, muitos países da América central e do Oriente Médio não possuem respeitabilidade pública? Liberdade de Imprensa e de Opinião são pilares de democracia. Por que não fazem que nem Os United States Of América? Melhor declarar publicamente e em editorial seu lado. Jornais norte americanos fazem isso em período eleitoral e todos passam a conhecer publicamente suas preferências. Façam isso LOGO!

Comente

Pequisar