A expressão Sinagoga de Satanás

Por Josenildo Melo

​Nos dias atuais muitas Igrejas atribuem o título de Sinagoga do Satanás à Igreja Católica Apostólica Romana devido a seus posicionamentos perante fatos e acontecimentos. Isto é verdade? Afinal o que é a verdade? Biblicamente certo mesmo é que muitos interpretam a Sagrada Escritura de acordo com sua própria vontade e sentimentos. Isso não deve acontecer por quem tem reputação ilibada a conservar e preservar. O intuito de conduzir rebanhos de forma incorreta é pecado perante o Senhor!

De acordo com Daniel Conegero (Escritor, professor de Teologia. É formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie). Sinagoga de Satanás é uma expressão utilizada duas vezes na Bíblia no livro do Apocalipse para se referir à oposição judaica que tomou forma contra a comunidade cristã. Essa expressão aparece nas cartas às igrejas de Esmirna e Filadélfia (Apocalipse 2:9 e 3:9). Depois do Pentecostes, nas primeiras décadas do Cristianismo, o Evangelho começou rapidamente a ser pregado em todo Império Romano. Os romanos não distinguiam exatamente os cristãos dos judeus. Isso significa que os cristãos eram vistos no mesmo nível dos judeus. Por isso eles desfrutavam de certa proteção, já que o Judaísmo era tolerado. Todavia, após queda de Jerusalém em 70 d.C., a distinção entre o Cristianismo e o Judaísmo passou a ser mais clara e evidente. Isso ocorreu especialmente porque os judeus começaram a ameaçar a Igreja. Eles passaram a acusar os cristãos diante dos romanos a fim de promoverem uma perseguição. Os judeus realmente se concentraram em se opor ao Cristianismo. Inclusive, eles expulsavam e proibiam os cristãos de freqüentarem suas Sinagogas, amaldiçoando-os e negando qualquer tipo de proteção civil. Muito cuidado ao ler algo!

A acusação dos judeus contra os cristãos basicamente consistia em afirmar que os cristãos desonravam César ao honrarem Jesus como Senhor. Essa grande perseguição ocorreu na última década do primeiro século. Nesse período muitos cristãos foram presos, cruelmente torturados e brutalmente mortos. Foi exatamente nesse período que o livro de Apocalipse foi escrito. Como grandes e intensos perseguidores dos seguidores de Cristo, os judeus passaram a atuar como verdadeiros “agentes de Satanás”. Por isso Jesus, através do apóstolo João, associa as Sinagogas judaicas das cidades de Esmirna e Filadélfia com a ação de Satanás. Daí se explica o significado da expressão “Sinagoga de Satanás”. Os dois versículos em que essa expressão aparece enfatizam muito claramente a oposição e o comportamento hostil dos judeus contra os cristãos. Conheço as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus, e não o são, mas são a sinagoga de Satanás (Apocalipse 2:9). Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não são, mas mentem: eis que eu farei que venham, e adorem prostrados a teus pés, e saibam que eu te amo (Apocalipse 3:9). Tá vendo, a expressão não específica Igreja. A Bíblia deve ser lida serenamente!

Que tal ler um bom livro pra compreender realmente as palavras difíceis de Jesus? (Este é o nome do livro) da escritora Israelense Amy-Jill Levine. É Excelente livro. É um guia para desvendar os ensinamentos mais surpreendentes do Filho de Deus.

Comente

Pequisar