The real reason for existing
Por Josenildo Melo
Neste final de semana concluímos a leitura dos livros a História da Medicina e a religião e o desenvolvimento da Ciência Moderna. Dois excelentes livros. Um enfatiza o histórico de uma profissão e a sua importância e o outro através do professor R. Hooykaas, professor da Universidade de Utrecht, investiga até que ponto as concepções gregas e bíblicas influenciaram na criação de uma nova atitude em relação à natureza, que preparou o caminho para o surgimento da ciência como a conhecemos hoje. A partir da comparação entre as concepções gregas e cristãs de Deus e da natureza, Hooykass empreende um abrangente estudo das concepções de ciências derivadas de cada uma delas, com particular atenção para a extensão e os limites da razão humana (racionalismo e empirismo), o poder do homem (os limites da natureza e da arte) e a participação das mãos e do cérebro humano na investigação da natureza. Excelente!
E a verdadeira razão de existir? A busca do conhecimento. Cada um deve ter um sentido, mas o nobre sentido é o buscar Deus através do conhecimento e isso requer disciplina e determinação. E a loucura social e psíquica vem em seguida? Isso é coisa inventada pelos Bispos e Padres católicos pra que o povo não tenhabibliotecas em casa e não estude. Mas não foram os responsáveis pelo avanço do saber? Entre eles. Quando financiam alguém pros estudos é pra defender o interesse deles. Eis a grande verdade. Ainda bem que estamos no século XXI. Vamos mudar de assunto? Rapaz até mesmo uma caminhada que era belíssima e fazia todo mundo querer ir; agora mudaram o horário. Na época do meu amigo e eficiente Padre Tony Batista a caminhada era outros quinhentos. Quem diabo é que vai arriscar sua vida e sair “de noite” em Teresina. Pois onde os carros irão ficar estacionados? E depois das 18 horas? No término;Teresina é perigoso! É isso que dar mexer no que está dando certo? É arriscar a vida “sair à noite”?
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Certo mesmo é ser atingido por uma bala se não conseguir “obedecer aos ditadores”? Rapaz depois de Serviço Social, Jornalismo, Filosofia e Direito; agora estamos adentrando é à área de saúde! Começando pela Enfermagem e depois chegaremos à Medicina. O Teresinense não tem saída a não ser estudar e pra melhor conhecer e não por dinheiro. O dinheiro tem comprado a alma dos incrédulos e dos que não desejam um mundo melhor. Resta saber de onde advém este dinheiro. Os bastidores do mundo político da província só fala em dinheiro abertamente. Por onde andam os órgãos de fiscalização do imposto pago pelos contribuintes? Alguma coisa está fora da ordem e fora da ordem mundial? Certo mesmo é a certeza que possuem da impunidade?
A vida não é apenas dinheiro. A vida não é apenas os prazeres da carne. O sentido da vida é a busca de Deus através do conhecimento. Pelo amor de Deus pare e pense. Precisamos retornar ao tempo em que cargos públicos devem ser exercidos por pessoas qualificadas e de conhecimento amplo. Alguém precisa ter coragem de enfrentar uma casta que esta se acostumando a não ter qualificação nenhuma pro exercício dos poderes. Exercer poder requer as qualificações mínimas e necessárias pra um governo equânime e decente. Acreditar apenas no dinheiro é algo desqualificável!