Quando o saber decai, a religião decai também!
Por Josenildo Melo
Esta é uma frase de Simpson. Qual a razão da decadência religiosa? A falta de sabedoria. O povo não é isso que eles (os hipócritas) imaginam. O povo percebe a realidade perante fatos e acontecimentos. Santo Afonso de Ligório diz que não se encontra Deus no barulho. E qual o motivo? Deus é brisa suave e o bem não faz barulho. Outra célebre frase. Nos séculos XV, XVI e XVII os puritanos deram um impulso à ciência de forma inexplicável. Mas veio o barulho e a etimologia da palavra puritana foi desvirtuada. O que vem à sua cabeça quando alguém diz que você é um puritano? Pois saiba que foram os maiores incentivadores da ciência. Enquanto um lado da História perseguia Copérnico; muitos reformados puritanos o apoiavam abertamente!
Vamos à capa das principais revistas semanais? Crusoé vem com a pérola: O mundo vai para a Direita. Eleições Européias mostram tendência global, enquanto esquerda empaca com discurso de mudanças climáticas e identitarismo. E a capa de Veja? Bola fora: Com falas e decisões equivocadas, governo Lula aumenta a incerteza na economia. E a nobre Revista Oeste? A capa da semana é A Desordem do Lula 3. Saiba um pouco mais acessando: https://www.youtube.com/watch?v=ssPVAAH1A84 vale a pena ouvir e depois continuar muito bem informado acessando https://revistaoeste.com/ Sim, mas e o título do Artigo? Religião é algo muito sério e sempre foi fonte de saber, sabia? Os melhores cientistas e pesquisadores ainda saem do mundo religioso. Na antiguidade mais ainda. Mas o participar de uma religião hoje virou sinônimo de pieguice. Muitos associam o fato de uma pessoa ter uma religião ao fato de ser problemática e supersticiosa. O que aconteceu então? A má formação clerical. E quando o saber decai, a religião decai também. Formação nunca é demais!
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Quem foi Francis Bacon? Foi um filósofo, político inglês e um dos fundadores do método indutivo de investigação científica, o qual estava baseado no Empirismo. Seus estudos contribuíram para a história da ciência moderna, em especial sua Teoria dos Ídolos. Filho de Nicholas Bacon e Ann Cooke Bacon, Francis Bacon nasceu em Londres em 22 de janeiro de 1561 no seio de uma família de nobres. Estudou Direito na Universidade de Cambridge e teve um papel preponderante na política inglesa, sendo eleito o 1.° Visconde de Alban e também embaixador inglês na França. Foi um dos mais importantes pensadores da filosofia moderna, criando um método de investigação filosófica. Por esse motivo é considerado o "Pai do Método Experimental". E quem foi Copérnico? Copérnico (1473-1543), foi um astrônomo polonês e uma das figuras mais fascinantes do Renascimento, observa o Museu Nicolaus Copernicus, uma instituição governamental dedicada ao cientista e localizada em Warmia e Masuria, na Polônia. Uma das contribuições mais importantes de Copérnico para a ciência foi a postulação da teoria heliocêntrica que sustenta que os planetas giram em torno do Sol. Nobre Sábio!
Quando o saber decai, a religião decai também! Religião e Ciência andam juntas, mas você sabia que ainda hoje se fazem homílias atacando a ciência em púlpitos? Participar de uma religião precisa voltar a ser sinônimo de juízo e sabedoria!!