Qual é a sua vantagem?
Por Josenildo Melo
Por estes dias estamos debruçados sobre os livros de Jó e Salmos. Mas o que isso tem a ver com inteligência e contra inteligência? Com informação e contrainformação? Segredos de Estado. A sua vantagem em não pecar é ganhar o Reino dos Céus. Só o fato de esta expressão está sendo usada já conota o quanto pragmático e materialista se encontra a humanidade. Quando dar pra pessoa perguntar qual a vantagem em não pecar é porque realmente a relativização de valores chegou ao extremo. A tradução correta não seria qual será a vantagem? E vantagem aqui não é no sentido de ficar adiante. É mero aspecto lucrativo mesmo material ou espiritualmente?
Certo mesmo é que Jó é descrito apenas pela capacidade de suportar o sofrimento e não pelo aspecto da obediência. Que foi o que realmente o salvou e fez Deus dar-lhe tudo novamente e em mais abundância ainda. O pecado adentrou ao mundo e é a razão de todos os males? O que é mesmo o pecado em uma pesquisa rápida na internet? A palavra pecado tem origem no latim pecco, -are, que significa dar um passo em falso, tropeçar, cometer um erro, proceder mal. No contexto religioso, o pecado é uma violação deliberada de uma lei religiosa, moral ou divina. Cada cultura tem a sua própria interpretação do que significa "cometer um pecado". A Igreja Católica define o pecado como "uma falta contra a razão, a verdade, a consciência reta". Segundo a Igreja Católica, o pecado é uma falha contra o verdadeiro amor para com Deus e para com o próximo. Tá vendo como o pecado é algo muito sério? Mas isso não é uma teoria antiquadra do século XVI e como pode ainda vigorar nos dias de hoje?
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Vamos a exemplos concretos. No setor de inteligência uma informação pode ser distorcida por ter cometido o pecado de receber dividendos financeiros. Consequentemente muitas pessoas serão prejudicadas principalmente se forem informações de segurança nacional. E no contexto bem mais amplo? Você pode cometer o pecado de escolher erroneamente alguém apenas pelo simples aspecto de receber algo materialmente em troca da sua escolha. Consequentemente faltarão mais recursos pros setores de saúde, educação e etc e tal. Aí se trata disso também? Por aqui não. Mas em lugares onde o dinheiro compra tudo e a todos podem se cometer erros e pecados irreparáveis. Perguntar-se-à os céticos neste momento? Mas todos não “pegam no alheio”? Quem já faz esta pergunta consequentemente acredita que tudo é permitido!
O que tem com isso os livros de Jô e Salmos? O primeiro com a capacidade de resistir a tudo e a todos que acreditam que existe apenas esta vida e não se prestará contas de nada e nem a ninguém. O segundo livro retrata a cada momento os pedidos de socorro e agradecimentos que devem ser elevados ao Deus todo poderoso. E essa turma de inteligência e segurança nacional não acredita é apenas na força? Tudo existe com freios de segurança e a palavra de Deus é o mais eficiente freio já existente. Já pensou se alguns homens se achassem acima do bem e do mal? O caos total já tinha se estabelecido. Qual é a sua vantagem em não pecar contra Deus? A paz e a segurança que advém somente naquele que fez o céu e a terra. Qual razão do caos in “solo” Brasil?