O que é realidade e ficção?
Por Josenildo Melo
Em busca rápida na inteligência artificial vamos às definições. Realidade é o que existe, o que tem existência objetiva, ou seja, o que não é imaginário ou fictício. É o conjunto de todas as coisas reais em contraste com o que é fantasia, ficção ou irrealidade. Em outras palavras a realidade é a vitória de Sílvio Mendes e a insatisfação com o Partido dos Trabalhadores (PT), É também fato que tudo isso pode respingar no governador, meu amigo, Rafael Tajra Fonteles. Ficção também é a forma como tradicionais meios de comunicação continuam tentando mascarar os números. Inclusive portais sérios aceitando “publicar matérias pagas” pra setores do governo “tentarem mascarar os números da realidade em todo o Brasil. Contra fatos não existem argumentos. E nada contra portais publicarem matérias publicitárias. Afinal são empresas e em se tratando de empresas; as mesmas precisam cada vez mais de receitas.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Ficção também é tentar vender o que ainda não possuem. Ficção é por viverem em seus condomínios e apartamentos de luxo estar totalmente distanciados da realidade. É que nem um Padre da Arquidiocese de Teresina ao ordenar-se a primeira coisa que saiu difundindo entre os amigos é que pobres agora somente “pra números estatísticos. “Não quero mais saber de pobres materialmente em meu convívio”. A tragédia foi tamanha que teve que se refugiar em uma diocese italiana e ninguém mais o quer em nenhuma Igreja que pertence à Arquidiocese. Realidade também são a vida dos trabalhadores teresinenses e piauienses que não possuem nem o tempo mínimo necessário pra suas orações e convívio familiar. Enquanto isso, os babões, os que vivem do puxasaquismo se hospedam nos melhores hotéis e possuem viagens custeadas pelo erário público. E diferentemente do governador; vivem a “conversar em mesas de bares” contando vantagens de serem novos ricos da cidade e do Estado do Piauí. Jesus!
O que é mesmo a realidade? É pegar 400 (quatrocentos) reais e ir ao supermercado e fazer a feira apenas com o mínimo necessário pra semana. E pra família de três e no máximo quatro pessoas. E a ficção? É ter gente que gasta quatrocentos reais apenas em um livro de vinho ou em algumas doses de bebidas caríssimas. E não aparece ninguém em sã consciência de lhes dizer: aí já é demais. Quanta gente passando fome em um dos Estados mais pobres do país. Pra não ficar apenas no mundo político. É ficção arrecadar o dinheiro das velhinhas e sair passeando pelo mundo à custa da miséria alheia? E entre o humor e a mistura sábia das palavras pra confundir ficção e realidade se vangloriar de que está melhorando a qualidade de vida de toda uma coletividade. Ficção é tentar se postar como jornalista sério e viver dos cofres públicos?
O que é realidade e ficção? Ninguém sabe mais. A realidade é o sofrimento de uma população que se não fosse a caridade das Igrejas sejam católicas ou evangélicas o povo já estava comendo o que atualmente se come na Venezuela? É segunda feira. Dia do tranco. E aos trancos e barrancos quase três milhões acordam em meio a realidade dos programas policias e a ficção travestida de ilusionismo da propaganda governamental? Certo mesmo é o povo não é bobo. Anda se informando fora da ficção?