Quem ainda confia na imprensa?
Por Josenildo Melo
O norte americano já não mais. The Washington Post já estava com editorial pronto pra declarar apoio a uma determinada candidata e desistiu. Bezos, um de seus donos; resolveu não endossar o apoio e ainda teceu severas críticas sobre a credibilidade de seu próprio jornal. Quem ainda acredita que o que sai na imprensa é verdade? Isso é algo tão perturbador que a menos de dez dias do anúncio oficial de quem venceu as eleições nos Estados Unidos da America; ninguém em sã consciência arrisca a “dizer publicamente” quem vencerá. Donald Trump avança na defesa dos interesses nacionais e muita gente está apavorada “com medo” da sua vitoria? Essa disfarçatez é reproduzida a todo o momento na imprensa nacional brasileira. Enquanto isso? A realidade é outra?
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Certo mesmo é a vitória avassaladora do centrão e da direita nas eleições municipais brasileira. Mas isso não é apenas uma das versões publicadas na imprensa? Ta vendo o descrédito? Tudo agora é depende da sua narrativa ou versão que defende. A verdade é que venceu a temperança, o equilíbrio e, sobretudo a moderação. Ninguém mais quer saber de Bolsonaro e muito menos de Lula e seu partido. O que as “urnas falaram” e “quiseram dizer” foi que o povo está em busca de novas lideranças e não está nem aí pra esse “bando de malucos” que vivem proclamando que são de esquerda ou de direita. O povão quer saber mesmo é de quem resolve os seus problemas do cotidiano. E não adianta sair por aí “oferecendo dinheiro a torto e a direito”. O povo tem o seu valor e seus escrúpulos. Não tem essa de que desejam apenas resolver o seu problema direto. Pensam sim na coletividade quando rejeitam pessoas que passam quatro anos sem fazer nada e “enrolando a população” através da veiculação de “propagandas enganosas”!
Quem ainda confia na imprensa? O levantamento periodicamente executado nos Estados Unidos da América credita o descrédito ao forte vínculo entre os aspectos empresariais e interesses governamentais. Poucos conglomerados de mídia ainda investem em um Jornalismo investigativo e crítico. E o que fazer? O próprio leitor é quem vai ditando o mercado. À medida que o senso crítico coletivo vai aumentando; o número de sites e portais bem organizados cresce a cada dia em importância e relevância. Exemplo: os sites metrópoles, revista oeste, poder360, portalaz, diário do poder e etc e tal possuem hoje em dia muito mais relevância do que tradicionais grupos de mídia. Quem ainda acredita nas notícias políticas veiculadas pelos dois principais grupos de mídia do Estado do Piauí? Nas periferias o povo tece frases impublicáveis. Governo sério seja municipal ou estadual deveria reduzir e muito o “investimento nestes grupos midiáticos”. O investimento não vale à pena e não traz mais nenhum resultado!
Quem ainda confia na imprensa? Nós confiamos. Basta procurar onde ler. Buscar a credibilidade necessária e suficientemente imparcial. Já que cem por cento se tornou algo muito disperso e complicado. O bom leitor sabe diferençiar a verdade das notícias “travestidas de matéria publicitária”. Confiança é algo muito sério. Já votaram pelos correios norte americano na certeza de que o voto será computado. Já pensou algum dia em votar pelos correios do Brasil? Quem ainda confia na imprensa? “Poucos”