Tabelas de pesos, dinheiro e medidas?
Por Josenildo Melo
O primeiro dos padrões doutrinários da Igreja Reformada na Holanda foi chamado Confissão de Fé e se tornou conhecido como Confissão Belga por ter-se originado na área agora denominada Bélgica. Seu principal autor foi Guido de Brès, um pregador reformado, martirizado em 1567. Durante o século 16, as Igrejas naquela região foram expostas às mais terríveis perseguições pelo governo católico. Para protestar contra essa cruel opressão e para provar aos opressores que os reformados não eram rebeldes revolucionários, como os acusavam, mas cidadãos cumpridores das leis, que professavam as verdadeiras doutrinas cristãs e de acordo com as Sagradas Escrituras; de Brès preparou essa Confissão no ano de 1561. No ano seguinte, uma copia dela foi enviada ao rei Felipe II, junto com uma declaração em que os signatários afirmavam estar prontos a obedecer ao governo em tudo o que fosse legítimo, mas que se submeteriam à tortura e à morte antes de negar as verdades expressas na confissão!
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
E onde fica tabelas de pesos, dinheiro e medidas? Essas palavras todos gostam de buscar. É simplesmente o atrativo pro texto. Mas isso não é propaganda enganosa? Não. É artimanha salutar pra propiciar o conhecimento adequado. Mas de onde saiu a inspiração? Da Sagrada Escritura. Sabia que toda Bíblia séria tem uma tabela de pesos, dinheiro e medidas? E também é importante pra entender o contexto histórico. Vamos ao que mais interessa? Hoje é dia 31 de outubro; é o dia da Reforma Protestante. Reforma esta proposta e de fato organizada e executada por um monge, chamado Martinho Lutero. O alemão falado hoje na alemanha advém da ousadia deste nobre intelectual em traduzir a sagrada escritura para o vernáculo vulgar, isto é, à linguagem popular. Todo bom católico deve valorizar/respeitar este grande amigo de Cristo Jesus!
Mas o que foi mesmo a reforma protestante? Cremos que se deve discernir, diligentemente e com muito cuidado, pela palavra de Deus, qual é a verdadeira Igreja, visto que todas as seitas que atualmente existem no mundo se chamam de Igreja, mas sem razão. Não falamos aqui dos hipócritas que na Igreja se acham entre os sinceros fiéis; contudo, não pertencem à Igreja, embora sejam membros dela. Mas queremos dizer que se deve distinguir o corpo e a comunhão da verdadeira Igreja de todas as seitas que se dizem Igreja. Quanto à falsa Igreja, ela atribui mais poder e autoridade a si mesma e a seus regulamentos que à palavra de Deus, e não quer submeter-se ao jugo de Cristo. Ela não administra os sacramentos como Cristo ordenou em sua palavra, mas acrescenta ou elimina o que lhe convém. Baseiam-se mais nos homens que em Cristo. Persegue aqueles que vivem de maneira santa, conforme a Palavra de Deus, e que lhe repreendem os pecados, a avareza e a idolatria. E que foi mesmo a reforma protestante?
Reforma protestante iniciou-se por meio de Martinho Lutero, um monge alemão que não concordava com as práticas da Igreja Católica. A reforma protestante iniciou-se quando Martinho Lutero escreveu um documento conhecido como 95 teses. Conheça um pouco mais sobre Martinho Lutero, João Calvino, Henrique VIII, John Wycliffe, Jan Hus, John Knox, Guillaume Farel e Huldrych Zwingli. Deus valoriza de fato a verdade!