Historia de homens de coragem?

Por Josenildo Melo

​Em tempos de decepção e de forma especial com os últimos acontecimentos políticos envolvendo a cidade de Teresina; é necessária a compreensão de Historia de homens de coragem. A vida não é feita de conluios e falsidades, mas, sobretudo de defesa de valores. Honestidade é um dos maiores valores que todo bom cristão deve defender. Policarpo, conhecido também como São Policarpo de Esmirna, foi discípulo de São João Evangelista. Ainda no tempo dos Apóstolos, foi nomeado bispo da cidade de Esmirna, na atual Turquia. O grande Santo Irineu, Bispo de Lyon, foi seu discípulo, continuador e biógrafo. Policarpo nasceu numa família cristã, rica e nobre, no ano 69, em Esmirna. Foi discípulo de São João e teve a graça de conhecer outros apóstolos do grupo dos doze, que conviveram com Jesus. Batizado, tornou-se exemplo íntegro de fé e vida, respeitado até pelos adversários. Política de falsidade ocasiona grandes decepções!

​Qual a etimologia da palavra coragem? A palavra coragem tem origem no latim coraticum, que significa a bravura de quem tem um coração forte. O coração era considerado na antiguidade a "casa" que abrigava tanto a coragem quanto a inteligência. A palavra coragem foi registrada no português a partir dos meados do século XVI, sendo importada do francês courage. O adjetivo corajoso é derivado do substantivo coragem, por meio da junção de coraj- com o sufixo -oso, que é uma adaptação do francês courageux. A coragem é um sentimento que impulsiona a agir, mesmo diante do medo. É a capacidade de enfrentar os medos e vencê-los, buscando soluções para as dificuldades. Homens de várias faces gostam da vida de conforto e comodidades. Homens de palavra não traem os seus súditos e principalmente eleitores determinados!

​Historia de homens de coragem? Policarpo SIM foi um homem de coragem. Bispo de Esmirna, amigo de santos. Sua dedicação e exemplo de santidade levaram São João Evangelista a sagrá-lo Bispo de Esmirna. O Bispo Policarpo foi amigo de Santo Inácio de Antioquia. Este mártir esteve em sua residência quando caminhava para o martírio em Roma, no ano 107. Inácio escreveu cartas a Policarpo e à Igreja de Esmirna antes de ser entregue às feras no Coliseu Romano. Nessas cartas, ele enaltece as qualidades de Policarpo, zeloso Bispo. Durante a dura perseguição do imperador Marco Aurélio, São Policarpo, em oração, teve uma visão profética a cerca do martírio que o aguardava. Tal visão aconteceu três dias antes de ele ser preso. Por isso, ele avisou aos irmãos na fé que seria queimado vivo. Assim, estando ele em oração, foi preso pelas forças do imperador romano e levado a julgamento. São Policarpo era de fato honesto!

São Policarpo foi julgado por um pro cônsul chamado Estácio Quadrado. Este insistia raivosamente para que o santo renegasse a Jesus Cristo. Policarpo, porém, disse em alta voz no tribunal: "Eu tenho servido a Cristo por 86 anos e ele nunca me fez nada de mal. Como posso blasfemar contra meu Redentor? Ouça bem claro: eu sou cristão"! Por isso, ele foi condenado à morte pelo fogo. Que São Policarpo sirva de exemplo a pessoas inescrupulosas que são capazes de vender a alma ao diabo em troca de meros favores (ou melhor, dinheiro). São Policarpo é dos nossos. Exemplos de vida!

Comente

Pequisar