Dia Mundial dos Pobres?

Por Josenildo Melo

​É mesmo necessário um dia? É. E hoje compreendemos a razão de tudo isso. É realmente válida a ênfase em dar visibilidade há este dia. E qual o motivo? O pobre seja de espírito ou de necessidades materiais são de fato os preferidos de Deus.  E em um mundo que contempla o ter, o poder e o prazer é raridade alguém pensar em pobres. O mais importante para os reais detentores dos poderes é a aparência e não a essência. Quando um homem bem sucedido se aproxima de um pobre; muito cuidado. Mas não existe alguém bom? Bom somente Deus diz a sagrada escritura. E a obediência a Deus é característica dos eleitos. A proximidade aos pobres é mais uma tentativa de conter a sangria de fiéis? Certo mesmo é que a sangria advém é da imoralidade clerical. É fato!

​O bom comportamento arrasta multidões. Mas o clérigo que distribui cestas básicas aos pobres ninguém quer saber da sua vida pessoal? Ledo engano. As pessoas gostam de ir até as Igrejas é em busca de santidade. Quermesse, leilões, festejos e etc e tal não salva. As pessoas genuinamente cristãs gostam é de ouvir a sagrada escritura pregada e vivida. O contexto moral é hoje o principal fator de afastamento dos fieis do catolicismo romano. E existe outro tipo de catolicismo? Qual a etimologia da palavra católica? “A palavra ‘católico’ vem do grego kata (junto) e holos (todo), isto é: universal, que abrange tudo e reúne a todos. A pobreza, obediência e castidade muitos dizem que é apenas um voto público, mas que quase ninguém cumpre? Valei nos Jesus!

​Dia mundial dos pobres? “Por favor, não nos esqueçamos dos pobres!”. A invocação com a qual o Papa Francisco encerra sua homilia na missa do VIII Dia Mundial dos Pobres neste domingo (17/11), na Basílica de São Pedro, é dirigida à Igreja, aos governos dos Estados e às organizações internacionais, mas também “a todos e a cada um”. E aos fiéis em Cristo, o Papa nos lembra que “é a nossa vida impregnada de compaixão e de caridade que se torna sinal da presença do Senhor, sempre próximo do sofrimento dos pobres, para aliviar as suas feridas e mudar a sua sorte”. Porque a esperança cristã precisa de “cristãos que não se viram para o outro lado” e que sintam “a mesma compaixão do Senhor diante dos pobres”. Francisco sublinhou isso lembrando uma advertência do cardeal Martini: somente servindo os pobres “a Igreja ‘torna-se’ ela mesma, isto é, uma casa aberta a todos, um lugar da compaixão de Deus pela vida de cada homem”. Um intelectual, um homem das letras dando espaço pra isso? O que seria do mundo se não fossem as Igrejas? E respeito é bom e gostamos. Vale a pena o espaço!

​Dia Mundial dos pobres? Amar aos pobres é amar a Deus. Fazer publicidade sobre a caridade é contraditório às sagradas escrituras. O correto é ser piedoso. Ter piedade. E fazer o bem sem olhar a quem. Qual o significado de pobre e pobreza? A palavra "pobre" tem origem no latim pauper, que vem de pau- ("pequeno") e pário ("dou à luz"). Originalmente, referia-se a terrenos agrícolas ou gado que não produziam o desejado. A palavra "pobre" pode ter vários significados, como: que tem poucas posses. Que mostra pobreza. Que produz pouco. Escasso. Que inspira piedade. Que é de pouco valor. Coletivo de "pobre" é "pobreza". Válida a idéia e pegou? Apenas mais um dia D?

Comente

Pequisar