Quem ainda pensa nisso?

Por Josenildo Melo

​Em quê? Ressurreição dos mortos? Praticamente ninguém! Será por este motivo que muitos gostam de subtrair do erário público? Senão tem vida eterna, podem-se fazer tudo? É assim que muitos pensam nos dias atuais? Muito cuidado! Paulo diz que se a ressurreição não existe em vão é a fé dos justos. A ressurreição dos mortos é um dos pilares da nossa fé. E o Justo vive pela fé! De acordo com a Bíblia, a ressurreição dos mortos é a crença de que os mortos serão trazidos de volta à vida como seres imortais. A ressurreição é um componente central da fé cristã e está no centro da esperança dos cristãos. A Bíblia diz que a ressurreição de Cristo estabelece uma ordem para a ressurreição dos homens, com Cristo sendo o primeiro e os que lhe pertencem vindo depois. O Apóstolo Paulo declara que a ressurreição de Jesus Cristo significa que todos ressuscitarão. A ressurreição dos mortos é uma crença comum em diversas escatologias, principalmente a cristã, islâmica e judaica. Prega erradamente quem diz o contrário!

​Quem ainda pensa nisso? Na ressurreição dos mortos? Pouquíssimos do mundo acadêmico e intelectual. Mas não somente neste mundo. Tem gente que vive dentro de Igrejas e pensa mais no dia a dia do que na Ressurreição dos Mortos. Muitos até dizem que o mais importante é viver o dia. Afinal a cultura romana e filosófica difundiu muito a expressa carpe diem. Mas o que de fato significa? É uma expressão em latim que significa “aproveite o dia”. Essa é a tradução literal e não significa aproveitar um dia específico, porém aproveitar ao máximo o agora, apreciar o presente. A expressão carpe diem se torna um lema, que alerta que a vida é breve e deve ser aproveitada intensamente a todo o momento. O termo foi escrito pelo poeta romano Horácio (65 a.C. — 8 a.C.), no Livro I de “Odes”, em que aconselha a sua amiga Leuconói na frase: Carpe diem, quam minimum credula postero. Uma tradução possível para a frase seria “aproveite o dia de hoje e confie o mínimo possível no amanhã”. O significado de carpe diem é um convite para se aproveitar o tempo presente, usufruindo os momentos intensamente sem pensar muito no que o futuro reserva. A mensagem transmitida pelo lema é que a incerteza da vida e do futuro não podem se tornar uma justificativa para não extrair o máximo do que o dia oferece. Não há controle sobre o tempo, menos ainda sobre a morte, não se pode prever com certeza o que será do futuro. O mundo vive isso!

​Quem ainda pensa na Ressurreição dos Mortos? Na mente dos letrados e do mundo dos poderes somente os simples, os sem acesso à cultura, os iletrados e rudes. Na linguagem que eles (os homens de poder) costumam dizer nos bares e em viagens internacionais: o povão. Os lisos. Qual a primeira coisa que um novo rico costuma fazer ao ascender ao poder? Viajar. Viagens internacionais!Gostam de mostrar os passaportes. Não costumam saber é falar os idiomas dos países que visitam, mas adoram exibir as fotos. A vida não cristã não é brincadeira! Lógico que bons cristãos viajam e devem mesmo fazer isso. O que não podem é perder de vista que são pó e ao pó retornarão. Seus artigos somente falam deste lenga lenga? Não é isso que o número de acessos demonstra! Nosso leitor é sábio e gosta do que geralmente não se costuma falar!

Comente

Pequisar