O que os líderes costumam ler?
Por Josenildo Melo
Ciência e Religião é o título de um livro organizado por Peter Harrison. Nos últimos anos, as relações entre a ciência e a religião têm se tornado objeto de atenção renovada. O desenvolvimento da física, da biologia e das neurociências reanimou discussões sobre a natureza da vida e da realidade última. Ao mesmo tempo, o crescimento dos movimentos antievolucionista e do Design Inteligente levou muitos a defenderem que a ciência e a religião estão necessariamente em conflito. Este livro provê uma introdução ampla, escrita por historiadores, filósofos, cientistas e teólogos. Ele explora o impacto da religião na origem e no desenvolvimento da ciência, reações religiosas ao darwinismo, e a ligação entre a ciência e a secularização. Oferece também discussões aprofundadas acerca de assuntos contemporâneos a partir da perspectiva da cosmologia, biologia evolucionista, psicologia e bioética. O volume se completa com reflexões filosóficas sobre as conexões entre o ateísmo e a ciência, a natureza do conhecimento científico e religioso, a ação divina e a natureza humana. Excelente livro!
O que os líderes costumam ler? Livros nesta ótica! Mas quando estão nos púlpitos o que costumam fazer? Evitam temas relacionados ao Mundo mundano. Qual a razão explicativa? Ganhamos este livro em inglês de um franciscano capuchinho. Tá vendo como erra quem pensa que aqueles homens de hábitos (vestuários) empobrecidos não são tão piegas como acabou de imaginar um “cético inescrupuloso”? Ciência e Religião estão muito mais conectadas do que se imagina. Apenas um precioso lembrete: este tipo de leitura deve ser sempre visto em uma ótica bíblica e devocional. Geralmente o risco é depois de cada boa leitura esquecer a Sagrada Escritura. Isso jamais acontece quando se sabe muito bem diferenciar fatos e acontecimentos. O Norte sempre é Cristo Jesus, Deus!
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
O que os líderes religiosos costumam ler? Privadamente; isso e muito mais? Lembre-se o conhecimento é poder. E os poderes costumam distanciar o conhecimento das pessoas que julgam menos abastadas intelectualmente. Veja o que diz Mikael Stenmark: “o número de livros e artigos científicos escrito nos últimos vinte anos sobre o relacionamento entre ciência e religião é efetivamente impressionante; além disso, novas produções surgem quase todos os dias. As ideias propostas variam amplamente e colocam a questão da possibilidade de classificação desses diferentes pontos de vista de forma verdadeiramente significativa. Um desafio importante no debate ciência-religião é, portanto, categorizar os principais meios de se relacionar as duas. Como isso pode ser feito de forma esclarecedora e imparcial que não seja nem excessivamente simplista e nem excessivamente complexa? A tentativa mais conhecida de um relato que atenda a esses pré-requisitos é a tipologia quádrupla de Ian Barbour: o ponto de vista do conflito, da integração, do diálogo e da independência.” Quê? Pesquise. Pesquisar faz muito bem!
O que os líderes costumam ler? Os bons líderes religiosos? Opa. É sempre bom frisar isso. Muito cuidado com pregações e homilias. Geralmente elas são direcionadas e faladas de acordo com o público presente. Nem sempre alguém que anda somente com a Bíblia debaixo do braço somente ler a Sagrada Escritura e é pobre materialmente, como os céticos e pseudointelectuais costumam imaginar. O desenvolvimento sócio-político e econômico norte americano deve-se aos conservadores ingleses. Peter Harrison é professor universitário em Oxford. Muitas Igrejas, atualmente; são oásis de CULTURA!