Feliz natal e Feliz ano novo?

Por Josenildo Melo

​É o que a partir de agora se ouvirá ao simplesmente passar por alguém? É um período que muitas pessoas aproveitam pra serem um pouco mais solícitas e gentis. O nascimento de Jesus Cristo ainda predomina no coração das pessoas? Você sabe verdadeiramente a origem do natal e o que significa? A palavra "natal" vem do latim nātālis, derivada do verbo nāscor (nāsceris, nāscī, nātus sum) que tem sentido de nascer. A Igreja ocidental comemora o Natal desde o Século IV e a Igreja oriental desde o século V. A data é celebrada no dia 25 de dezembro, conforme estipulou o Papa Júlio I no ano de 350. O Natal é uma comemoração cristã que celebra o nascimento de Jesus Cristo e tem como significado: para os cristãos, o Natal simboliza o nascimento de Jesus Cristo, o Salvador, que trouxe luz e esperança ao mundo. Do ponto de vista bíblico, o nascimento de Jesus significa a entrada de Deus na essência humana. O Natal é um tempo de renovação e esperança, e traz um desejo de fechamento e início de ciclos. Para muitas pessoas, o Natal é um momento de reforçar a fraternidade e o amor pelo próximo.

​Feliz natal e feliz ano novo? Depende muito das pessoas. Alguns valorizam de fato estes dias e outros ainda não. Muitos preferem “correr riscos” em aglomerações e outros preferem os lugares sagrados pra passarem estas datas. O mundo mudou muito. Em rápida pesquisa se percebe as alterações nestes dias. Há 30 anos atrás as Igrejas costumavam celebrar estas datas por volta da meia noite e com liturgia solene. Hoje em dia praticamente nenhuma se arrisca a celebra neste horário. Mas isso é apenas nas capitais? Será? Pode ter algumas exceções, mas de acordo com o noticiário está virando raridade. E o que geralmente acontece depois destas datas festivas? Muito endividamento!

​Feliz natal e feliz ano novo? Alguns passarão estas datas tramando? Alguns imaginando como será 2025 politicamente? Certo mesmo é que dizem as más línguas que muitos neste período também se aproveitam pra “lucrar no apagar das luzes”? Certo mesmo é que existe muita gente ganhando pra fiscalizar e nada faz durante 365 dias de um ano? Aliás o recesso em algumas repartições dura de janeiro a abril? Trabalho duro e árduo agora, somente depois do carnaval e semana santa? Muitos analistas corretos costumam dizer que não sabem como este país ainda não quebrou de vez financeiramente. E a arrecadação através de impostos somente aumenta? Que tal darmos uma trégua a estes cenários e perceber muitas coisas boas acontecendo. Pois diga uma delas nobre escritor? Estatísticas das Igrejas reformadas e tradicionais indicam crescimento acentuado e robusto. Outra: muitos pais procurando colocar seus filhos em escolas e universidades com perfil bem mais formativo e realmente de cunho voltado ao real e bom aprendizado!

​Feliz natal e feliz ano novo? SIM. Sempre é bom passar estas datas de forma sensata e serena. Apenas como mais uma data? Não. Assim também não. Pragmatismo exacerbado pode também denotar e conotar insensibilidade! A vida é o maior dom de Deus. Celebrar o nascimento de Cristo Jesus, Deus; é algo nobre. O cuidado que todos devem ter é o de não ser ludibriado até mesmo nestas datas. As más ou boas línguas costumam dizer que até mesmo nas Igrejas este período é visto como um dos mais arrecadatórios. Jesus, Maria e José! Cristo está realmente voltando? Relevem. Desconsiderem os “adoradores do dinheiro”. Viver e conviver com estas datas nos torna muito mais humano e realmente civilizados. Afinal, na vida tudo é realmente passageiro!

Comente

Pequisar