O declínio da velha mídia?

Por Josenildo Melo

​É século XXI. A influente e Conceituada Revista Oeste já atingiu a marca de mais de 100.000 – Cem Mil Exemplares. Enquanto isso a velha mídia somente perde assinantes e leitores. A brilhante matéria é escrita por Anderson Escardoelli e se chama A Agonia dos Jornais Impressos. A reportagem/matéria é concluída de forma exemplar com a seguinte pergunta por parte de um dono de banca de revistas e jornais (a maioria não vende mais jornais e revistas, mas inúmeras outras coisas, inclusive “prestar o serviço de esquentar marmitas”): cientes de que outras bancas da região, assim como a dele e de Camila, recebem apenas um exemplar de cada jornal, Soares indaga como esse tipo de iniciativa ainda sobrevive. “Pra mim a conta não fecha. Não faz sentido você ter todo esse trabalho de logística para entregar somente um exemplar em cada ponto”. “Será que eles recebem dinheiro do governo”? É uma matéria que de fato deve ser lida. Muito bem feita!

​O declínio da velha mídia? É o que já acontece e não é mais o que está acontecendo? Governos que deixam de investir em redes sociais e portais estão jogando “o dinheiro do pagador de impostos na lata de lixo”. Os Portais são a febre do momento em ternos de retorno. Imediatamente os governos sabem quem leu, deu like e até mesmo compartilhou a matéria. Empresas privadas que costumam investir milhões de dólares e reais não desejam mais emissoras de rádio e tv pra veicularem sua publicidade. Até investem, mas cada vez mais em menor número e quantias. Facebook, Rede X, Youtube e etc e tal estão se “esbaldando e ganhando mercado”. E onde tem dinheiro tem o quê? Necessidade de abocanhar muito mais poder. Compreendam bem: no mundo dos negócios Poder tem muito mais efeito e eficácia do que apenas o dinheiro, mas com dinheiro as coisas passam a fluir de uma forma muito mais rápida. Eis o Mundo Mundano!

​O declínio da velha mídia? E o que é considerado velha mídia? É a tentativa de manter algo apenas por capricho. Quem vai ler algo impresso o que muitas horas antes as pessoas já sabem da notícia? É questão de inteligência. E governos começam a perceber tudo isso (governos estaduais inteligentes e bons gestores). Se uma prefeitura tem uma emissora de rádio e a câmara ou assembleia legislativa uma emissora de tv; qual a necessidade de colocar recursos públicos em algo que não dar mais nenhum retorno? A questão lógica é: vai diminuir drasticamente os “investimentos” em emissoras de rádio e tv. ‘Elas chegarão ao ponto’ de pertencerem apenas e tão somente a entidades religiosas, fundações ou Igrejas. É século XXI (vinte e um) e contra fatos não existem argumentos!

​O declínio da velha mídia? Vai atingir principalmente quem não se adaptar aos novos tempos. O streaming já está adentrando com força ao “submundo das novelas e dos esportes” e daqui a no máximo três anos adentrará ao mundo concreto da produção de grandes novelas e transmissões de jogos não apenas de futebol, mas de outros esportes. Quem é dono de Portal e até o momento vivia na pindaíba; finalmente vai começar a ser valorizado e ganhar dinheiro pra investir em suas redações e consequentemente na contratação do maior número possível de jornalistas, redatores, escritores, editores e demais profissionais da comunicação social. Tem Portal que hoje tem imensas redações. Os Portais de Notícias sãocapazes de atender não somente de forma local, mas internacionalmente. O fluxo de notícias é contínuo e a certeza da rapidez e credibilidade da informação é atualizada. Mas isso é perspectiva de futuro? NÃO. É de fato a realidade!

Comente

Pequisar