Beleza e Riquezas?

Por Josenildo Melo

​De quê e de quem? Do mundo Mundano é que não é! O título é uma referência à beleza e às riquezas contidas na Sagrada Escritura. É inconcebível alguém se intitular intelectual e sábio se não gosta de ler a Bíblia? Quem somos nós pra julgarmos alguém. Julgamentos cabem somente a Jesus Cristo, Deus; a questão ilustrativa aqui no contexto é outra. Quanta gente arrogante e se achando deus somente por possuir alguns títulos acadêmicos ou possuir enorme quantidade de bens materiais? É bom lembrar que Salomão foi de fato um homem muito rico em todos os sentidos principalmente na maior de todas as riquezas: a sabedoria. Mas com o passar do tempo por desobedecer a Deus tudo desmoronou. Portanto, alguém pode se achar o bam bam bam, mas sem Deus nem tente. Quer dizer que possuir Deus é amar a Sagrada Escritura? Não é ela a palavra dele?

​Beleza e Riquezas? É o que mais procura na vida? Quanta ilusão! Todos somos pó e ao pó retornaremos. O conhecimento é infinito e limitado dizem grandes sábios. Até mesmo todo o avanço tecnológico e acadêmico somente tem sentido quando é benéfico à sociedade. O contexto social é plausível. O egoísmo não colabora no desenvolvimento de um mundo cada vez melhor. Cada vez melhor? Essa não é uma frase dos “bobos das cortes” e que não compreendem a realidade por viverem no melhor dos mundos? Certo mesmo é que se celebra esta semana um dos homens mais sábios da humanidade. São Tomás de Aquino. Já ouviu ou leu algo sobre este magnífico ser humano? De acordo com Edison Veiga - De Bled (Eslovênia) para a BBC News Brasil - Para especialistas contemporâneos, Tomás de Aquino (1225-1274) foi um divisor de águas do pensamento humano. Não somente da teologia, mas também da filosofia. Em plena Idade Média o religioso ousou beber em uma fonte pagã — os textos do sábio grego Aristóteles (384 a.C. - 323 a.C.) — para buscar explicar a existência do ser humano e a própria ideia das relações com o divino! Mas que relação isso tem com o título do Artigo? Fez excelente uso das Sagradas Escrituras. De acordo com meu amigo Celso José Pinto da Silva, Tomás era um homem dedicado ao estudo das Sagradas Escrituras e não apenas do nobre mundo!

​Beleza e Riquezas? É isso que procura? Tem tudo lá nas Sagradas Escrituras! Tem “beleza maior” do que a libertação de um povo da escravidão? Tem riqueza maior do que a percepção de que todos os homens que seguiram obedientemente a Deus foram felizes em todos os sentidos em suas vidas? O viver não é apenas o paradigma contemporâneo do Ter, do Poder e do Prazer. Quantos são felizes sem esses aditivos. E quantos são felizes com formas de ter, de poder e de prazer ao Servir a quem de fato precisa de apoio moral, emocional, espiritual e até mesmo material? Inúmeros! Quer constatar isso? Participe um pouco mais da vida paroquial da Igreja de Cristo Jesus; Deus e verás in loco. Gente que vive assim, pra servir, com certeza fica estarrecida quando sabe que determinados políticos profissionais e pragmáticos dizem abertamente em seus gabinetes a seguinte e famosa frase: “aqui ninguém deve dar nada se não advier dividendos eleitorais”. JESUS!

​Beleza e Riquezas? Todo mundo corre atrás e muitos chegam a dizer que todos possuem seu preço. Ledo engano! Muitos cristãos morreram por sua fé e ainda hoje morrem independentemente do que possam oferecer a todos eles na hora do martírio, da prisão e até mesmo da morte. Solidifique um pouco mais a sua fé! Leia a Sagrada Escritura. A Bíblia não é pra ser apenas um “enfeite de salas”. É bela e cheia de riquezas!

Comente

Pequisar