Afinal o que é a vida?
Por Josenildo Melo
É o maior dom de Deus. Mas a vida pra ser vivida com sabedoria requer muita atenção, paciência e inteligência. E tudo é diferente do que se imagina. Nos Mosteiros católicos e até mesmo nas periferias das grandes cidades se encontram vidas vividas com sabedoria. A vida é completamente diferente da forma que o Mundo Mundano descreve. Ela não é simplesmente busca de poderes e riquezas materiais. A vida é muito mais que apenas isso. Um homem que se exercita diariamente, tem uma alimentação saldável, não ingere bebidas alcóolicas (a não ser um bom vinho e moderadamente), frequenta diariamente a Santa Missa e não tem “correria” no seu dia a dia, visita regularmente o médico; tem tudo pra viver bastante? Isso é muito relativo dirá um cético pós-moderno?
Afinal o que é a vida? Tudo está se resumindo a uma “narrativa”? Tem gente que não bebe e está morrendo? Muitos gostam desta frase. Tem outros que chegam a dizer que a vida sem adrenalina, confusões, estrepolias e ilegalidades; não é vida? Tá vendo como anda o Mundo Mundano? Mas também tem o outro lado! Não se pode dizer que assíduos frequentadores de Igrejas estejam buscando a salvação? Existe o contexto social ao frequentar Igrejas. O ser humano por definição está sempre em busca de algo. Agostinho de Hipona chega a dizer que não adianta procurar pois o homem somente se saciará completamente em Deus. A sabedoria é imensa! É sabedoria de tal envergadura que percebam a frase. Completamente! Isso significa dizer que não possam se saciar; agora completamente somente em Deus. Mas quem é Deus perguntar-se-à outro cético?
Afinal o que é a vida? Se a segurança fosse completa em Deus, Padre ou Pastor não teria os melhores planos de saúde? Tá vendo o que significa segurança pra um “mundano”? Transferindo sempre a culpa pra Deus. Existem países onde Padres e Pastores não possuem nem um tipo de plano de saúde. E qual a razão? A saúde pública de fato funciona pra qualquer pessoa que precisar. E a resposta pra o que seja Deus é fácil de encontrar. Deus é o ser supremo que as religiões monoteístas consideram como criador do universo. Trata-se de uma divindade à qual diversas religiões prestam tributo e louvam. A palavra provém do conceito latim deus e escreve-se com maiúscula inicial quando se refere à tal ideia de ser supremo para as religiões como o cristianismo, o judaísmo e o islamismo, entre outras. De um modo geral, Deus é considerado como omnipresente (está em todo o lugar), omnipotente (pode fazer tudo) e omnisciente (sabe tudo). Dependendo da religião, recebe diferentes nomes, como Alá (islamismo) ou Javé (judaísmo). As religiões que acreditam num só deus são as monoteístas; aquelas que creem em vários deuses são as politeístas. O cristianismo foi a primeira religião a enxergar Deus como uma espécie de observador que se encontra fora do mundo, o qual observa das alturas e com o qual estabelece comunicação direta em certas ocasiões. A partir de Santo Tomás de Aquino (1225-1274), o cristianismo reconhece que a existência de Deus não se pode comprovar cientificamente, e que este assunto pertence à área da metafísica. Pare. Pense!
Afinal o que é a vida? O maior dom de Deus. As pessoas refletem Deus. Observem as pessoas simples materialmente. Geralmente vivem muito e de uma forma sensata. Acreditam. Simplesmente acreditam que Deus cuida de todos. Cultivar o dom da vida é gratidão a Deus. A frase todos são iguais e finitos é uma frase de sabedoria. Deus é vida. Siga buscando forças no sagrado. A vida não é apenas a busca pelo dinheiro e pelo poder!